BRT do Recife ganhará três novas estações neste ano

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Duas estações do sistema Bus Rapid Transit (BRT), uma localizada na Avenida Benfica, no corredor Leste/Oeste, e outra no Complexo de Salgadinho, no Norte/Sul, vão começar a funcionar em junho. Outra estação do Norte/Sul, que não estava incluída no projeto original, foi relocada das imediações do Cemitério dos Ingleses, no Recife, para Paulista, onde irá atender a demanda do público que frequenta o Shopping North Way e a Faculdade Joaquim Nabuco, na PE-15. A obra deve ficar pronta no segundo semestre. Atualmente os passageiros de Paulista são obrigados a ir até os terminais para ter acesso ao BRT.  

“Houve uma solicitação por uma estação nessa localidade de Paulista e decidimos relocar a do Cemitério dos Ingleses, na Avenida Cruz Cabugá, que deixará de existir”, justicou o secretário das Cidades, Francisco Papaléo.

Em janeiro deste ano foi assinada pela Secretaria das Cidades a ordem de serviço para a finalização da estação do BRT Derby-Benfica, que estava abandonada desde 2015 e teve os serviços retomados. Os últimos reparos estão sendo feitos na estação, que tem uma área de 160 metros quadrados. A obra custará R$ 1 milhão. Por enquanto, os passageiros se deslocam para as paradas do Derby, no sentido cidade, e da Avenida Caxangá, no sentido surbúbio. “Espero que essa obra saia o quanto antes”, comentou a estudante Eduarda Cabral, que utiliza o BRT como opção todos os dias e desce no Derby para voltar andando até a unidade da Universidade de Pernambuco na Benfica.

Já na estação que fica em frente ao Centro de Convenções, no Complexo de Salgadinho, as obras ainda estão lentas. No local é possível encontrar materiais como ferro, areia e vidro espalhados. A estação, incluída no corredor Norte/Sul está 50% concluída e a previsão é que a parada fique pronta em junho.

De acordo com a Secretaria das Cidades, a demora para a conclusão das obras se deu após o consórcio Mendes Jr/Servix abandonar os serviços em março de 2014. Desde então, foi preciso refazer o levantamento do que já havia ficado pronto e do que ainda faltava construir. Somente neste ano a implantação das estruturas do BRT foram novamente licitadas. Os dois corredores transportam atualmente 86 mil usuários por dia.

Licitações
No começo deste ano outras licitações foram abertas pelo governo do estado e devem retomar o fôlego das obras de mobilidade em Pernambuco. Entre elas estão as finalizações dos terminais da 3ª Perimetral e da 4ª Perimetral e a urbanização da praça localizada em cima do Túnel da Abolição, na Madalena, assim como a instalação de elevadores naquela localidade. Também está programada a reabertura do acesso de veículos ao museu pela Avenida Real da Torre assim que os reparos terminarem. 

Informações: Folha de Pernambuco

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960