Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Escola de Mobilidade Urbana de Fortaleza é entregue após reforma

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Incentivar o comportamento das pessoas no trânsito de Fortaleza, pautado pela humanização e respeito aos diversos meios de transporte, é uma das principais metas da Escola de Mobilidade Urbana Vicente Veloso Neto, inaugurada, neste sábado (18/06), pelo prefeito Roberto Cláudio. “Este equipamento tem o objetivo de formar as novas gerações, pois trânsito não é só obra e infraestrutura, é grande parte comportamento e educação”, afirmou o Prefeito. Segundo ele, o espaço será ainda um local para debates entre os diversos grupos de ciclistas e de defensores dos direitos dos pedestres.

A estrutura, que foi totalmente requalificada, vai aprimorar o atendimento às crianças, reforçando o compromisso da gestão municipal em garantir um ir e vir mais seguro e uma convivência harmônica entre todos os atores, tanto na condição de pedestre, ciclista ou condutor.

Com capacidade para atender cerca de 100 alunos diariamente, o espaço recebeu melhorias de pintura, revitalização das vivências internas e externas, arborização, iluminação, ciclofaixa, renovação da sinalização, reativação do simulador semafórico, painéis educativos do Bicicletar e Bilhete Único, além de um ônibus virtual com plataforma elevatória acessível para simulação de transporte de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Segundo o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima, a Escola de Mobilidade Urbana encontra-se preparada para a realização de atividades multidisciplinares que serão direcionadas, principalmente, aos estudantes de instituições públicas e privadas, compreendidos na faixa etária de 5 a 17 anos. "O nosso objetivo é incentivar, já a partir da infância, o cumprimento às normas de circulação viária e uma convivência urbana pacífica, cultivando o respeito aos agentes mais vulneráveis a acidentes, como pedestres e ciclistas. Com a transmissão dessas mensagens, estaremos contribuindo para a construção de valores imprescindíveis na formação de futuros condutores mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito", ressalta.

Aliado às mudanças estruturais, a novidade é que o atendimento também será otimizado nos turnos manhã e tarde em diferentes ambientes: sala de jogos, pista de vivência, auditório, hall de gincanas educativas e área de integração entre ônibus e bicicleta. Os integrantes da Gerência de Educação da AMC passarão a trabalhar diretamente na Escola, de 8 às 17 horas, ampliando as visitas e aprimorando os serviços à população.

Durante as visitas, os alunos participarão de vivências, conversas interativas, apresentação de vídeos, teatro de fantoches, dentre outras ações programadas para a criançada aprender a se tornar um motorista cidadão no futuro. Temas como acessibilidade, segurança, integração entre modais, sustentabilidade e inclusão social serão trabalhados. A programação inclui ainda atividades para adultos como a capacitação dos monitores da "Travessia Cidadã" e realização de palestras.

A Escola de Mobilidade Urbana atende à comunidade em geral, incluindo estudantes, universitários, entidades, funcionários de instituições de ensino e demais interessados. O agendamento de visitas deve ser formalizado na Central de Atendimento da AMC, que fica na Rua Monteiro Lobato, número 53, no Bairro de Fátima.

Homenagem

A Escola recebe o nome de Vicente Veloso Neto, prestando uma homenagem ao ciclista "Xuxa", falecido em fevereiro deste ano e figura reconhecida por ser um dos maiores incentivadores da utilização da bicicleta como meio de deslocamento, tendo dedicado 50 anos de sua vida ao ciclismo.

Informações: Prefeitura de Fortaleza

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960