Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Aplicativo Uber chega a cidade de Salvador

domingo, 10 de abril de 2016

O aplicativo Uber, que oferece serviço semelhante ao táxi, estreou ontem em Salvador sob ameaças do prefeito ACM Neto e do secretário da Mobilidade, Fábio Mota, que prometem apreender os veículos que oferecem o serviço, considerado ilegal, e de taxistas, que agendaram uma manifestação para a próxima semana contra a presença do app na cidade.

O Uber, por sua vez, diz que pretende pagar eventuais multas e avarias em veículos  parceiros.De acordo com o presidente da Associação Metropolitana dos Taxistas de Salvador, Vandeilson Miguel, está prevista uma carreata saindo do Posto Metrô, na Bonocô, na próxima quarta-feira, às 9h, para pressionar pela saída do Uber.

“O prefeito e o secretário já se disseram contra o aplicativo. Nós vamos mostrar que eles não estão sozinhos. Vamos fazer uma grande carreata para que a gente possa aniquilar esse serviço”, declarou.

Ontem, às 14h42 (42 minutos após o início da operação na cidade), o CORREIO procurou por um motorista do Uber  nas imediações da Federação para levar a repórter até o Campo Grande, mas não encontrou, ainda que fosse possível ver o ícone de um carro se deslocando pela Avenida Garibaldi. Às 14h44, surgiu na tela a mensagem: “Todos os veículos estão ocupados no momento. Verifique novamente mais tarde!”. Em seguida, outra mensagem: “Não há carros disponíveis”.

A falta de prestadores do serviço talvez seja explicada pelas declarações de ACM Neto e Fábio Mota, reiterando a promessa de marcação cerrada contra os parceiros do aplicativo polêmico. “Sou contra o serviço do Uber porque ele passa ao largo de qualquer regulamentação”, reafirmou o prefeito, ontem. Ainda segundo ACM Neto, “o que haverá é fiscalização e, sempre que possível, apreensão de quem esteja fazendo esse serviço, que está à margem da lei, portanto é considerado ilegal pela prefeitura”.

Monitoramento
Mota disse que a Semob  vai  monitorar o aplicativo e adotará uma estratégia para autuar os motoristas e apreender os veículos. “O Uber não é regulamentado e será considerado como transporte clandestino, está passível de ser apreendido e de ser enquadrado na legislação de transporte clandestino, ser multado por rodar sem autorização e ser enquadrado no Código Penal por estar transportando passageiro, colocando vidas humanas em risco”, concluiu o secretário.

O Uber disse que pretende seguir com o serviço, que já foi regulamentado em São Paulo, está em fase de regulamentação em Goiânia e opera com liminar no Rio de Janeiro. O grupo se disse disposto a conversar com a prefeitura de Salvador para “mostrar as formas que o serviço pode melhorar a mobilidade” e ressaltou que possui respaldo legal na Política Nacional de Mobilidade Urbana, operando como transporte individual privado.

Sobre as possíveis apreensões, o Uber afirma que adota a política de ajudar os motoristas. O motorista Milton Azevedo, 48 anos, que atuava há um ano pelo Uber, em Brasília, e que pediu ‘transferência’ para Salvador, explicou que são disponibilizados dois números de telefone para que o dono do veículo possa acionar o grupo e liberar o carro em até 24 horas, sem ônus. Em casos de carros danificados por taxistas, como já aconteceu em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, o proprietário também não tem despesas.

Por Clarissa Pacheco 
Informações: Correio 24 Horas

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960