No Recife, Pista leste da Via Mangue é liberada

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

O sistema de circulação da Zona Sul do Recife inicia hoje uma nova etapa com a implantação dos dois sentidos da Via Mangue. Depois da Pista Oeste, entregue em junho de 2014, finalmente entra em operação a Pista Leste, que faz o sentido contrário. A ampliação da capacidade de tráfego ligando as zonas Norte e Sul da capital pernambucana irá possibilitar uma redução no tempo de deslocamento em pelo menos 40% do que é gasto hoje para percorrer as avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar, segundo estimativas da equipe técnica da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

A Pista Leste só será aberta para o tráfego após a solenidade de inauguração, prevista para começar às 11h. Mas, antes disso, entrará em operação a partir das 8h o binário do Pina formado pelas ruas professor Augusto Reinaldo, no sentido subúrbio, e a Nogueira de Souza no sentido cidade. O túnel Josué de Castro também está funcionando em sentido único desde às 8h. “Nós vamos antecipar o binário e o túnel porque independem da abertura da Pista Leste e os motoristas que quiserem acessar o RioMar já vão poder entrar pela Augusto Reinaldo”, explicou Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

Com a Via Mangue nos dois sentidos, a expectativa é de redução no tráfego da Avenida Boa Viagem em até 30% e de 15% na Avenida Conselheiro Aguiar, mas além disso o tráfego promete também melhorar no interior do bairro. “No entorno dos colégios Boa Viagem e Santa Maria, onde há um fluxo grande de motoristas que acessam a Conselheiro Aguiar, no sentido Centro, agora irão poder ir pela Pista Leste”, revelou Taciana Ferreira.

Pelas simulações feitas pelos técnicos da CTTU, a Avenida Boa Viagem que recebe hoje um fluxo de 37 mil veículos, boa parte migrará para a Pista Leste. As opções de acesso são pela Rua Antônio Falcão (com acesso direto) e também pela Barão de Souza Leão, acessando a pista do canal e seguindo em frente até o elevado da Dom João VI.  “Essas são as vias mais próximas, mas a tendência é que os motoristas aos poucos descubram a melhor forma de chegar até a Pista Leste”, revelou o diretor de operações da CTTU, Agostinho Maia.

Há, pelo menos, nove possibilidades de acesso à Pista Leste, sendo seis opções de entrada e quatro de saída. Com 4,3 quilômetros de extensão, a uma velocidade de 60km.  “Hoje para percorrer a Conselheiro ou a a Avenida Boa Viagem, o tempo gasto é de cerca de 25 a 30 minutos. Pela Pista Leste, esse percurso poderá ser feito em menos de 10 minutos”, revelou Taciana Ferreira. Segundo ela, o tempo estimado de redução é de cerca de 40%, uma vez que as duas vias também terão aumento de velocidade após a redução do número de veículos circulando. “Elas também vão ter um ganho de velocidade, mas não se compara com a Pista Leste porque há muita interrupção com os semáforos”, explicou.


Por Tânia Passos
Informações: Diário de Pernambuco


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960