No Recife, Motoristas aprovam Faixa Azul da Avenida Conselheiro Aguiar

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Motoristas e passageiros do transporte coletivo aprovaram o primeiro dia de funcionamento da Faixa Azul da Avenida Conselheiro Aguiar, que passa pelos bairros de Boa Viagem e do Pina, na Zona Sul do Recife. O corredor exclusivo de ônibus, liberado nesta segunda-feira (25), tem 5,8 quilômetros de extensão, entre as Avenidas Barão de Souza Leão e Antônio de Goes.
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
“Agora estamos conseguindo trafegar na velocidade permitida na avenida (60 quilômetros por hora). A circulação para o ônibus melhorou uns 80%. Antes havia muito carro de passeio na frente da gente”, declara o motorista Jandir Barbosa, da linha Residencial Boa Viagem-Shopping Recife. Ele sugeriu, apenas, a poda de árvores que estão com galhos debruçados sobre o espaço aéreo da pista.

A mesma observação sobre a copa de árvores é feita por Roberto Paulino, condutor da linha Piedade. “Realmente, é preciso podar algumas árvores. Por causa dos galhos a gente tem de sair um pouquinho do corredor e avançar sobre a faixa dos outros veículos. Mas isso não acontece no percurso todo, só em alguns trechos”, diz ele.

Sílvio José de Araújo, motorista da linha Candeias/Opcional, disse que o ganho de velocidade é perceptível. “A gente já nota que os carros de passeio estão respeitando a faixa. Com certeza, vai ser muito melhor dirigir no corredor exclusivo”, afirma o condutor.

De acordo com o Grande Recife Consórcio Metropolitano de Transporte, a velocidade na Conselheiro Aguiar no mês de outubro (com as escolas funcionando) é de 13,1 km/hora das 6h às 8h59 e 18 km/hora das 17h às 19h58. Em janeiro, nas férias escolares, a velocidade alcança 19,4 km/hora nos dois turnos. O impacto após a implantação da faixa ainda será medido.

“Apesar de hoje (ontem) o trânsito estar menor, achei a viagem mais rápida. Vale a pena colocar Faixa Azul na cidade”, observa Fátima Salazar, passageira de ônibus.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, disse que a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana foi acionada para avaliar a necessidade de poda nas árvores. Ela esclarece que esta semana os agentes de trânsito estão apenas orientado o uso da faixa. Porém, veículos estacionados ou fazendo carga e descarga no corredor já são multados.

Sugestões para a prefeitura – incluindo melhoria na sinalização vertical da pista leste da Via Mangue, inaugurada quinta-feira passada (21), no Pina e Boa Viagem – podem ser repassadas pelo número 0800 081 1078, avisa Taciana Ferreira.

Informações: JC Online


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960