Fortaleza recebe primeira faixa diagonal para pedestres

domingo, 6 de dezembro de 2015

Fortaleza recebe a primeira faixa diagonal para pedestres, implantada na Praia de Iracema nesta segunda-feira (07). A faixa evita que pedestres façam duas travessias para acessar o outro lado de uma via nos cruzamentos com semáforo. O tempo do semáforo será regulado para que o pedestre faça um único deslocamento. A Prefeitura de Fortaleza anunciou também alterações no trânsito e na rota de linhas de ônibus que trafegam pela Praia de Iracema.
Faixa já existe em SP

A faixa diagonal, também conhecida como "faixa em X", é implementada no cruzamento das avenidas Historiador Raimundo Girão e avenida Rui Barbosa. Assim como as travessias elevadas, a "faixa em X" tem por objetivo reduzir o tempo de travessia do pedestre e aumentar a sua segurança. Ela passa a funcionar a partir de segunda-feira (7).

Segundo a prefeitura, a faixa será implantada em caráter de piloto no Binário da Praia de Iracema, "com grande potencial de ser expandido para outras áreas da cidade". Com a faixa diagonal, os pedestres reduzem o tempo de travessia em até 50%.

Binário da Praia de Iracema
A implantação do binário da Praia de Iracema, que compreende as avenidas Monsenhor Tabosa e Historiador Raimundo Girão, trará mudanças no trânsito da região. A avenida Historiador Raimundo Girão passará a operar no sentido leste-oeste (Beira-Mar-Centro), entre as ruas Silva Paulet e Ildefonso Albano.

A mudança consolidará um binário com a Avenida Monsenhor Tabosa, via paralela que possui sentido contrário. O projeto prevê o prolongamento da faixa de ônibus da Avenida Abolição, que, no sentido leste-oeste, será estendida até a Avenida Rui Barbosa, e no sentido oeste-leste, até a rua Barão de Aracati, ampliando em 1,5 quilômetro a rede de faixas exclusivas para ônibus em Fortaleza.

Mudanças em linhas de ônibus
Em razão das alterações viárias para a implantação do Binário da Praia de Iracema, formado pelas avenidas Historiador Raimundo Girão e Monsenhor Tabosa (Regional II), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que, a partir do próximo dia 12 de dezembro, 20 linhas que passam por aquelas vias terão alterações.

Linhas a serem alteradas
012 - Circular II
016 - Cuca Barra/Papicu
052 - Grande Circular II
054 -Praia do Futuro/Caça e Pesca (Corujão)
056 - Grande Circular II (Corujão)
071 - Antônio Bezerra/Mucuripe
073 - Siqueira/Praia de Iracema (Dom-Fer)
077 - Parangaba/Mucuripe
078 - Siqueira/Mucuripe
092 - Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema
099 - Siqueira/Mucuripe/Br. de Studart
120 - Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra I
130 - Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra II
752 - Caça e Pesca/Centro
903 - Varjota
905 - Meireles/Centro
906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro
907 - Castelo Encantado/Centro
909 - Praia do Futuro/Caça e Pesca/Beira Mar

Informações: cnews

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960