Aplicativo Moovit facilita a vida do usuário de ônibus em Ponta Grossa

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Pela manhã ou na famosa “hora do rush” tudo é válido para ganhar tempo, principalmente para aquelas pessoas que dependem do transporte coletivo. Nestes períodos os ônibus estão mais lotados do que nunca. Não temos sequer a noção de quanto tempo vai demorar para que o trajeto desejado seja concluído, muito menos se existem rotas mais rápidas ou melhores para driblar o caos no trânsito. Situação sem saída? Talvez.
Foto: Cristiano Barbosa
Isso porque, a partir de sexta-feira, Ponta Grossa será incluída dentro do aplicativo “Moovit”. A ideia é simples. Após fazer o download do aplicativo gratuito para smartphone que já está disponível no Google Play, Windows Phone Store e na AppStore, os usuários terão a oportunidade de compartilhar suas informações, tais como se o transporte público que estão usando está atrasado, bem como a lista de opções de linhas de transporte à disposição no ponto desejado. O objetivo é reportar fatos que influenciam o transporte dos passageiros, como a posição da condução, os atrasos, entre outras informações. O dispositivo tem tecnologia israelense e o cruzamento das informações locais foi realizado pela empresa Mobilibus. Sua aplicação necessita de um pacote de dados, não funcionando em modo off-line.

Os estudos para a implantação dessa ferramenta no município vêm sendo feitos há cinco meses pela Viação Campos Gerais (VCG). Um dos aliados do app é o processo de georreferenciamento, possível graças a um aparelho de navegação automotiva GPS, instalado em todos os ônibus. No total, foram mapeados 2.575 pontos. A iniciativa conta também com a parceria da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Ponta Grossa (AMTT).

Em entrevista ao Jornal da Manhã na manhã de ontem, o presidente da AMTT, Eduardo Kalinoski, explicou que uma das principais vantagens da adesão diz respeito à otimização do tempo. “O período de espera nos pontos de ônibus poderá sofrer uma grande redução. Com o aplicativo, a pessoa vai poder se programar melhorar, acompanhando em tempo real o deslocamento dos veículos”, informou. Outro benefício citado é uma avaliação sistemática do transporte coletivo da cidade. “Neste aplicativo será possível fazer vários tipos de apontamentos que irão alimentar um banco de dados na AMTT”, disse Kalinoski. O presidente explica que todas as linhas foram mapeadas, ficando de fora apenas o sistema de Integração lançado recentemente.

Até setembro, cinco mil pessoas em Ponta Grossa já fizeram o download do aplicativo nos smartphones. Para a estudante universitária Bárbara Brants, que se disse surpresa com a novidade, o dispositivo surge como uma ótima opção para programar o seu tempo. “Com certeza vai ajudar e muito, principalmente para quem não tem carro e precisa utilizar o ônibus. Atualmente, não sabemos os horários das linhas e, muitas vezes, ficamos esperando por várias horas”, completa. Em um teste rápido feito com um dos celulares da redação do JM foi possível atestar, em princípio, a exatidão do programa. No horário que aparecia no celular, um ônibus passou pela Avenida Vicente Machado, em frente ao prédio do Jornal.

Lançamento oficial ocorre na sexta-feira

De acordo com a assessoria de imprensa da Viação Campos Gerais (VCG), o lançamento oficial do aplicativo “Moovit” em Ponta Grossa vai ocorrer na sexta-feira para a imprensa e convidados. O evento será no Slavieiro Executive, situado na Rua Jacobe Holzman, 219, em Olarias. A apresentação terá início às 8h30.

Informações do Jornal da Manhã

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960