Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Redução do limite de velocidade nas vias de São Paulo já salvou 175 vidas

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A redução do limite de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê e em outras vias da cidade de São Paulo já resultou em queda de 35% nos números de acidentes de trânsito. Em outras palavras, significa que, ao menos, 175 vidas já foram poupadas desde a implantação das mudanças, desde junho deste ano.

A meta preconizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), mundialmente, é a diminuição do número de mortes no trânsito para 6 pessoas a cada 100 mil habitantes, até 2020. Atualmente, a cidade registra um índice de letalidade de 8,97 vítimas por 100 mil habitantes. Antes da adoção de novos limites de velocidade nas principais vias, a estatística apontava para 9,62 mortes por grupo de 100 mil pessoas.

Esses dados foram apresentados pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, na abertura do Fórum Via Futuro, que está sendo realizado entre hoje e quinta-feira, dia 12, em São Paulo.

Representando o prefeito Fernando Haddad no evento, Tatto falou sobre o  empenho da atual administração para preservar vidas por meio de diferentes ferramentas, como é o caso da redução dos limites permitidos de velocidade. “A cidade está numa batalha para diminuir acidentes de trânsito, já conseguimos baixar 35% e a meta é baixar cada vez mais”, enfatizou.

Uma série de medidas está sendo tomada para atingir esse objetivo, como a implantação de faixas de travessia diagonais para pedestres, o  estímulo ao uso de ciclovias e a criação de áreas exclusivas de espera para motos e bicicletas nos semáforos. As ações integram o Programa de Proteção à Vida (PPV) da Secretaria Municipal de Transportes.

“A iniciativa de diminuir a velocidade é importante neste momento em que, cada dia, mais cresce o número de carros nas ruas. O motorista precisa ter consciência das suas ações. Um acidente custa caro para o governo, ou seja, para a própria população”, destacou o Bicampeão de Fórmula 1, Emerson Fitipaldi, que também participou do evento.

O Fórum Via Futuro está colocando em debate a questão da Segurança no Trânsito por meio de palestras e apresentações de especialistas no tema. Na tarde desta quinta-feira, dia 12, o Diretor do Departamento de Operações do Sistema Viário (DSV), Roberto Vitorino dos Santos, fará uma palestra sobre o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) no município.

Ao final do evento desta quarta-feira, o secretário Tatto disse que está previsto para dentro de 90 dias a normatização do uso do Bilhete Único aos desempregados.

O Fórum Via Futuro está reunindo técnicos e especialistas no tema, além de representantes de diferentes áreas da sociedade civil, empresas, instituições e universidades. O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e o ex-governador paulista Cláudio Lembo, representando o governo do Estado, também estiveram presentes.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960