Alemanha renova frota de monotrilho suspenso

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Sistemas de Monotrilho não são tão recentes, como os em construção na cidade de São Paulo. O monotrilho suspenso da cidade alemã de Wuppertal foi fundado em 1901, e o Governo local apresentou as novas composições na semana passada no terminal Vohwinkel. A entrega do carro novo faz parte de um programa de modernização da frota para os próximos 20 anos.

Os 31 trens estão sendo fabricados pela Vossloh, da Espanha, mesmo empresa que produz os Veículos Leves Sobre Trilhos da Baixada Santista. Já o sistema de sinalização fica por conta da Alstom, com a tecnologia “Atlas 400 ETCS Nível 2+”.

Os trens possuem 24 metros de comprimento e pesa 25 toneladas, possuem iluminação LED e 46 assentos de madeira almofadadas. O testes dinâmicos começam em janeiro, com previsão para prestar serviços com passageiros em junho. O último trem deve ser entregue em 2017. Já as 25 composições fornecidos pela MAN entre 1972 e 1975 serão aposentadas.

O trem suspenso transporta uma média de 57 mil passageiros por dia, percorre um trajeto de 13,3 km a uma velocidade média de 60 km/h.

Por Renato Lobo
Informações: Setorial Nacional de Transportes

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960