No Rio, Lixos recicláveis valem passagens de BRT

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Latas, garrafas e embalagens vazias que iriam para o lixo valem passagens no BRT Alvorada, na Barra da Tijuca. A iniciativa que começou a ser implantada ontem faz parte do projeto piloto ‘Mobilidade Reciclada’, do ‘Rio+’, programa de soluções criativas para a cidade, idealizado pela plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria, em parceria com a prefeitura. Caso dê certo, a iniciativa será levada a outras estações.

No ponto de coleta, os passageiros poderão trocar cinco embalagens por um cartão unitário do BRT que custa R$ 3,40 e ao devolvê-lo, recebem mais R$ 1. Para ter direito à passagem, o usuário pode trocar latas de alumínio de até 500 ml, garrafas PET de até 3 litros e embalagens de qualquer produto da Natura, que patrocina a iniciativa. Cada pessoa só poderá resgatar dois cartões RioCard por dia.

A máquina funcionará das 7h às 19h, em dias úteis, até 19 de novembro. Segundo o BRT, o benefício é concedido após o usuário digitar seu CPF na máquina. Após o uso, o cartão pode ser recarregado em outras viagens como Bilhete Único Carioca.

“O projeto pretende levar para a rotina do cidadão os hábitos da coleta seletiva”, afirmou o cofundador da Benfeitoria, Murilo Farah. “Se o impacto positivo for comprovado, poderemos replicar por toda a cidade”, acredita. “‘O Mobilidade Reciclada’ oferece um benefício coletivo a todos que querem ser parte da solução.”

O programa ‘Rio+’ recebeu 1.600 propostas de cariocas para a cidade, entre 2013 e 2014. Em votação aberta ao público, foram selecionados 13 projetos para melhorar o dia a dia da cidade, o ‘Mobilidade Reciclada’ é o primeiro em funcionamento. “Gostaria que esse projeto despertasse o interesse das pessoas sobre o lixo”, espera Guilherme Rosa, 25 anos, idealizador da máquina.

GARRAFAS PET
O usuário deve levar cinco PETs de qualquer capacidade até 3 litros. 

LATAS DE ALUMÍNIO
Cinco latas de alumínio de até 500 ml.

EMBALAGEM NATURA
Cinco recipientes de produtos Natura,independentemente do tipo de material (pode ser vidro, plástico...)

ITENS MISTURADOS
Kit de cinco itens pode ser composto por latas, PETs ou embalagem Natura ao mesmo tempo.

Informações: O Dia

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960