Frota de veículos aumenta 93,8% em Campinas em 14 anos, aponta estudo

domingo, 20 de setembro de 2015

A frota de veículos em Campinas (SP) aumentou 93,8% em 14 anos, de acordo com um estudo divulgado pela Empresa de Desenvolvimento da cidade (Emdec). O cálculo considerou os anos de 2000 a 2014 e mostra que, em contrapartida, a população da cidade cresceu apenas 19,1%. 

Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), utilizados no estudo da Emdec, mostram que, na cidade, trafegavam 454.490 veículos no ano 2000 e que esse número saltou para 881.235 no ano passado. Segundo o IBGE, neste mesmo período, o crescimento populacional passou de 969.363 para 1.154.617.

Nas ruas, os motoristas convivem com o inchaço de carros. "Fazem 20 minutos já que eu estou no trânsito, é complicado. Eu demoro uma hora e meia para chegar na faculdade", conta o estudante Eduardo Faria. A situação é recorrente na Avenida John Boyd Dunlop e, por conta do congestionamento, os motoristas que utilizam a via diariamente têm optado por caminhos alternativos.

A equipe de jornalismo da EPTV, afiliada da TV Globo, flagrou um ônibus da linha 213 sentido rodoviária utilizando o canteiro central da Avenida John Boyd Dunlop para evitar o trânsito. Outros motoristas também improvisam acessos, e acabam sendo imprudentes.

Apesar do crescimento no número de veículos em circulação pelo município, as ruas e avenidas da cidade não são suficientes para a demanda. "O que acontece ali é uma restrição física, que novamente chega à questão do pacto urbano. Nós precisamos priorizar o transporte coletivo, que ocupa muito menos espaço por pessoa movimentada na via", explica o especialista em transporte Orlando Fontes Júnior.

Gentileza urbana
Além do transporte público, o especialista ressalta que os próprios motoristas têm que tomar iniciativas como caronas para diminuir o congestionamento nas vias. "Eu sou muito favorável  ao resgate da gentileza urbana, onde as pessoas colaborem com os demais e que rediscutam a cidade que queremos", afirma.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960