Em Maceió, 15 linhas de ônibus sofreram alterações neste sábado

domingo, 2 de agosto de 2015

Tendo em vista a necessidade de aprimorar a oferta de transportes coletivos conforme a demanda da população de algumas regiões da cidade, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió estipulou mudanças no itinerário de 15 linhas de ônibus da capital alagoana. As alterações começaram a valer neste fim de semana, dias 01 e 02 de agosto, e deverão ser cumpridas pelas empresas do sistema de ônibus.

De acordo com a Coordenação de Programação da SMTT, as mudanças foram elaboradas levando em conta os pedidos da população, além de estudos técnicos do órgão para atender os novos corredores de ônibus da cidade. “Estamos atentos à necessidade da população de todas as regiões e por isso atualizamos as programações dessas linhas”, explica o coordenador de Programação, Silvio Sarmento.

Segundo o coordenador, a partir do dia 01, a linha 066 (Santo Amaro/Centro) deixará de entrar no bairro da Pitanguinha e entrará em seu lugar a linha 025 (Sanatório/Centro), que terá o bairro incluso em seu itinerário para atender a população local.

A linha 024 (Sanatório/Centro via Sinimbu) estenderá até o Cemitério da Piedade, passando pela Praça do Pirulito, deixará de atender à Avenida Nelson Marinho de Araújo, e passará a ser dividida em dois itinerários. O primeiro itinerário deverá descer pela Ladeira do Óleo, subir pela Avenida Josepha de Mello e passar pela Avenida Getúlio Vargas via terminal da Rotary. O segundo deverá descer pela Avenida Getúlio Vargas, passar pela Avenida Jospeha de Mello e subir pela Ladeira do Óleo.

A linha 611 (Jatiúca/Vergel) passará a atender a Rua do Imperador, seguindo pela Rua Sargento Benevides, Rua Sete de Setembro, Rua Buarque de Macedo, Rua do Uruguai, Avenida Juca Nunes e Rua Batista Acioli, voltando então ao restante de seu itinerário usual e devendo atender à Avenida Amélia Rosa no seu percurso de ida.

A linha 103 (Mirante/Trapiche) sofrerá modificações no seu percurso de volta, passando a atender à Avenida da Paz, Rua do Imperador, transitando pela Rua Sargento Benevides, Rua Sete de Setembro, Rua Buarque de Macedo, Rua do Uruguai, Avenida Juca Nunes, e seguindo seu itinerário normal.

A linha 713 (Joaquim Leão/Ponta Verde), após passar pela Avenida Professor Santos Ferraz, deverá percorrer a Avenida Araújo Brivar, Travessa Dona Alzira Aguiar, Rua Santa Isabel, Rua Senador Firmino de Vasconcelos, Rua Domingos Lordslen, Rua Lafaiete Pacheco e seguir o seu itinerário padrão.

A mudança para a linha 105 (Jardim Petrópolis/Trapiche) valerá em dias úteis e sábados. Nesses dias, as primeiras viagens deverão permanecer com o itinerário original, mas as demais viagens terão como terminal de origem o terminal do Trapiche e beneficiarão quem vive próximo à Avenida Nações Unidas. Aos domingos e feriados, mantêm-se a essência da linha como uma integração com o Henrique Equelman, mas ela terá também o terminal do Trapiche como terminal de origem.

Os ônibus das linhas 104 (Benedito Bentes/Trapiche), 703 (Bendito Bentes/Ponta Verde via Gruta) e 704 (Benedito Bentes/Ponta Verde via Farol), que saem do terminal Integrado, deverão atender a comunidade da Avenida Pratagy, na ida e na volta. Na ida, o percurso será pelo Terminal do Benedito Bentes, Avenida Norma Pimentel da Costa, Avenida Pratagy, Avenida Cachoeira do Meirim, voltando ao itinerário usual. Na volta, os ônibus farão o inverso do caminho de ida.

A linha 706 (Eustáquio Gomes/Ponta Verde), que hoje passa ou pelo Salvador Lyra, ou pelo Campo do Corinthians, passará a ser dividida também em outros dois tipos de itinerário. O primeiro é o itinerário normal, que desce e sobe pelo Jacintinho, e o segundo deverá subir e descer pela Avenida Josepha de Mello. As primeiras viagens do dia seguirão o itinerário usual e a mudança se aplicará a um terço das viagens seguintes.

Já a partir do dia 02, as mudanças envolverão as linhas 037 (Salvador Lyra/Centro) e 042 (Benedito Bentes/Centro via Santa Lúcia). A linha 037 deixará de operar em domingos e feriados e a linha 042 absorverá a sua demanda nesses dias, passando a circular pelo terminal do Salvador Lyra e adjacências. Para tanto, será acrescido um veículos à linha 042 e dez minutos de viagem.

Além disso, os ônibus da linha 042 que serão via Salvador Lyra nessas ocasiões, e tem o terminal Mocambo como terminal de origem, serão via Santa Lúcia, enquanto os ônibus cujo terminal de origem é o terminal de Guaxuma serão via Distrito Industrial.

Também a partir do próximo domingo, a linha 039 (Cleto Marques/Centro) deixará de operar aos domingos e feriados, e a linha 602 (Salvador Lyra/Iguatemi) terá como alteração o acréscimo do terminal do Cleto Marques em seu itinerário, tanto na ida quanto na volta.

A SMTT informa ainda que eventuais mudanças nas programações dos ônibus, em decorrência de novos estudos técnicos do órgão ou solicitações da população, poderão ser implantadas e deverão ser anunciadas com antecedência.

Informações: Tribuna Hoje

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960