Prefeitura de São José dos Campos implanta corredor de ônibus na Av. dos Astronautas em horários de pico

quinta-feira, 16 de julho de 2015

A Prefeitura de São José dos Campos está implantando um corredor exclusivo para ônibus na Avenida dos Astronautas, região sudeste da cidade. A faixa, que terá cerca de 3,5 quilômetros de extensão em cada sentido da via, chega até à Avenida Brigadeiro Faria Lima e funcionará apenas nos horários de pico, de segunda à sexta-feira das 5h às 9h e das 15h às 19h, permitindo a circulação do transporte público e também dos ônibus fretados. Nos demais horários, a circulação permanecerá livre para todos os veículos.

A via recebe um fluxo de 40 mil veículos diariamente e grande parte desta demanda é formada pelo transporte coletivo, que atende a mais de 35 mil trabalhadores nas empresas e instituições instaladas na região, como Embraer, Aeroporto e o Inpe. A faixa de ônibus terá início na Rua Ceci, ainda no Jardim Paulista, atravessando a Via Dutra pelo Viaduto dos Bandeirantes.

A implantação dos corredores de ônibus foi iniciada em julho de 2013 na região central da cidade. São quatro corredores com faixas exclusivas e preferenciais ao transporte coletivo e seis com faixa somente preferencial.
Estudos realizados pela Prefeitura em 2014 mostram que o ganho para o usuário foi de cinco minutos, em média, nos corredores em relação ao período em que não havia a faixa exclusiva.

Obras de preparação da via
Para a implantação do corredor na Avenida dos Astronautas, a Prefeitura está realizando algumas obras de adaptação da avenida. O retorno que dá acesso ao Jardim Uirá será ampliado, ganhando mais uma faixa para a conversão de veículos, mais segura e adequada à via.

Com isso, o retorno de quem segue no sentido centro e deseja voltar para o bairro será fechado. Como alternativa, o motorista poderá utilizar o acesso na rotatória do Jardim da Granja, próximo à portaria do Inpe.

Outra melhoria será no ponto de ônibus da portaria do CTA, que ganhará mais espaço para a acomodação dos passageiros e recuo dos ônibus. Todo procedimento está sendo acompanhado pela equipe de agentes de trânsito para sinalização adequada na via.

A Prefeitura tem realizado constantes melhorias viárias na região sudeste da cidade. Desde janeiro deste ano, a população já conta com a nova Via Aeroporto-Tamoios, que recebeu cerca de R$ 10,5 milhões de investimento do município em desapropriações, concretizada por meio de uma parceria com o governo do estado.

São mais de 1.500 metros de extensão, ciclovia, canteiro central e duas faixas de rolamento em cada sentido, contribuindo para desafogar o trânsito na Avenida dos Astronautas, no Viaduto Bandeirantes e no acesso à Rodovia Presidente Dutra.

Informações: Guia SJC

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960