Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Faixas de ônibus são importantes, mas São Paulo precisa de BRTs

quinta-feira, 11 de junho de 2015

As faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo trouxeram ganhos aos passageiros que usam os como veículos como meio de deslocamento. Hoje a cidade conta com 476,8 quilômetros das estruturas, e algumas medições apontam um ganho de 46 minutos por dia aos usuários que utilizam as linhas que percorrem as faixas. Porém, segundo os “indicadores de desempenho de serviços públicos” da Secretaria Municipal de Gestão, divulgados no jornal “O Estado de São Paulo“, a velocidade dos ônibus levando em conta todos os trajetos (com ou sem faixa) voltou a cair.

A redução foi registrando no pico da manhã e no da tarde, onde das 7 às 10 horas, a queda foi de 17 km/h, em 2013, para 16 km/h no ano passado. À tarde, das 17 às 20 horas, a velocidade recuou de 16 km/h para 15 km/h.

A escolha das faixas exclusivas é certeira em vias que não comportam um corredor de ônibus, a exemplos das paralelas Rua Cardeal Arco Verde e Teodoro Sampaio, em Pinheiros, ou no Eixo Rio das Pedras/Mateu Bei em São Mateus. Em vias maiores, as faixas serviram como medida paliativa e de curto prazo. Mas a médio prazo, os sistemas de corredores de ônibus devem ajudar no deslocamento de milhões de pessoas.

Com o cenário revelado pelos dados acima, é mostrado a urgência da capital paulista em expandir a rede de corredores, que requerem estruturas maiores, segregados dos trafego dos carros e com estações de embarque, os chamados BRTs (Bus Rapid Transit).

A questão é que a cidade terá atrasos na implantação de 150 KM destas estruturas conforme anunciado pela atual gestão. A administração municipal justifica a demora por conta da entraves nos repasses de verbas federais, a postergação da repactuação de dívida do município, que trará recursos ao projeto, onde o prefeito Fernando Haddad recorreu a justiça para acelerar o processo.

De qualquer forma, sanados todos os entraves que prejudicam a capacidade de investimentos, São Paulo precisa continuar a investir em corredores de ônibus, e a diretriz deve constar na agenda dos próximos prefeitos, assim como é de senso comum que os próximos governadores devem investir em Metrô.

Por Renato Lobo
Informações: Portal Via Trolebus

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960