VLTs de Natal e João Pessoa operam com tecnologia de ponta da Voith Turbo

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Empresa forneceu engates, redutores e sistemas de tração a diesel para a Bom Sinal, fabricante dos trens. A Voith, por meio da divisão Voith Turbo – líder mundial em soluções para transmissão de potência, foi a responsável pelo fornecimento de componentes como engates, redutores e sistemas de tração para os VLTs (veículos leves sobre trilhos) que já operam em Natal (RN) e João Pessoa (PB).

O contrato foi firmado com a Bom Sinal, fabricante dos trens, e envolveu o fornecimento das seguintes soluções: engates semipermanentes, engates semiautomáticos, amortecedores com antiencavalamento e redutores, além do RailPack, um inovador sistema de tração a diesel integrado que inclui motor a diesel, transmissão hidromecânica DIWA 884.5 com unidade reversora integrada, sistema de refrigeração, sensor de Nox, quadros e suportes para fixação do conjunto no VLT.

Graças ao RailPack, os VLTs da Bom Sinal podem trafegar em vias não energizadas, eliminando assim os altos custos para implantação de subestações de energia elétrica e de linhas de distribuição tipo catenária nas vias férreas já existentes. Com isso, há uma redução significativa no custo total de implantação de infraestrutura do sistema ferroviário como um todo.

"O principal desafio desse projeto foi convencer o cliente de que a solução de tração a diesel era a melhor alternativa. Isso porque o mercado estava acostumado com trens, metrôs e VLTs movidos à tração elétrica, e apenas as locomotivas possuíam tração a diesel. Dessa forma, o VLT da Bom Sinal foi o primeiro no Brasil apostar nesta inovação", destaca Adelson Martins Junior, gerente da divisão ferroviária da Voith Turbo.


Em Natal, o sistema de VLT começou a operar em dezembro de 2014. Já em João Pessoa, as operações tiveram início em fevereiro deste ano. Nos dois sistemas, o VLT possui três carros e dois Railpacks da Voith, tendo capacidade total para transportar 562 passageiros, destes 152 sentados.

Sobre a Voith Turbo

A Voith Turbo, divisão do Grupo Voith GmbH, é especialista em soluções de acionamento inteligente. Clientes de diversas indústrias, tais como petróleo e gás, energia, mineração e processamento de metais, engenharia mecânica, tecnologia marítima, ferroviário e veículos comerciais dependem de tecnologias avançadas da Voith Turbo.

A Voith define padrões nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas, além de transporte e indústria automotiva. Fundada em 1867, a Voith emprega mais de 39.000 funcionários, gera 5,3 bilhões de euros em vendas, opera em cerca de 50 países ao redor do mundo e é hoje uma das maiores empresas familiares na Europa.

Informações: Segs.com.br

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960