Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Mais de 1.200 pontos de ônibus de Goiânia não tem cobertura

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Pelo menos 40% dos pontos de embarque e desembarque do transporte público de Goiânia estão com infraestrutura comprometida, sem cobertura e oferece risco aos usuários, que fica exposto a sol e chuva. Este percentual corresponde a 1.279 abrigos, num total de 3.431 existentes na Capital. A reportagem também constatou falta de calçadas em diversos locais, tendo o espaço ocupado por ambulantes e até mesmo tomados pelo mato.
Foto: Nathan Sampaio
Para a auxiliar administrativa, Marinalva Souza dos Santos, de 38 anos, que pega o mesmo ônibus todos os dias, em um ponto sem cobertura, próximo ao viaduto da Avenida 85 com a T-63, no final da tarde para ir embora, a situação é um grande transtorno. “Incomoda sempre e, principalmente em dias de chuva. Hoje mesmo, um dia em que não era previsto chuva, estava um sol forte e muito calor, começou a chover e estou sem guarda-chuva”, comenta.

O vendedor João Leal, de 26 anos, diz que não aguenta mais a situação, pois espera por seu ônibus todos os dias em um ponto sem abrigo, na Avenida 24 de Outubro, para voltar para casa. “Debaixo de sol forte, de chuva, e ultimamente as chuvas quando vem estão muito fortes também, além disso, os ônibus demoram muito, o que faz com que a gente espere mais ainda”, relata o vendedor.

Abrigos

Para a instalação de abrigos, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informou que aguarda a liberação de recursos por parte do Ministério das Cidades que realizará a licitação para a aquisição dos abrigos e execução das obras. A equipe do Hoje procurou o Ministério para uma possível expectativa de quando isso será feito, porém não houve posicionamento até o momento da publicação desta matéria.

Ainda segundo a CMTC, Goiânia está instalando novos pontos de embarque e desembarque através de dois processos, o licitatório e um através de edital. Ambos beneficiarão os pontos com iluminação especial, vidro nas laterais, acesso a deficientes físicos e amplas informações operacionais aos passageiros nos novos corredores preferenciais de ônibus.

Edital

O processo através de edital está sendo elaborado pela secretaria municipal de desenvolvimento urbano sustentável (Semdus) e, segundo o secretário da Semdus, este processo vai definir empresas responsáveis pelos pontos. “As empresas que tiverem interesse em instalar abrigos pela cidade poderão explorar o espaço para promover seu marketing, mas também serão responsáveis pela sua manutenção”, explica.
Para entrar em contato com a CMTC e denunciar pontos sem coberturas, sugestões ou problemas relacionados a este tema, o atendimento do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia pode ser feita pelo telefone 0800 646 1851.

Informações: O Hoje

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960