Grande Porto Alegre: Trensurb completa 30 anos de operação

quinta-feira, 5 de março de 2015

Há exatos 30 anos, no dia 2 de março de 1985, a Linha 1 da Trensurb era inaugurada em ato solene. Dois dias depois, o metrô abria definitivamente as suas portas à população com o início da operação comercial. De lá para cá, foram mais de 1,1 bilhão de passageiros transportados pela empresa, contribuindo no desafogamento do tráfego rodoviário, com consequente redução dos gastos de manutenção das vias públicas e do número de acidentes. E, ao utilizar energia limpa e renovável, a Trensurb promove ainda a redução da poluição ambiental. Somente em 2014, foram transportados 58,87 milhões de usuários, uma média de 4,9 milhões de pessoas por mês e 192.180 passageiros por dia útil.

A fim de comemorar os 30 anos de transporte qualificado e seguro, com tarifa subsidiada, a empresa promove atividades comemorativas junto à comunidade nos seis municípios atendidos pela Linha 1, com um presente surpresa para os usuários. A primeira delas acontece na quarta-feira (4), na Estação Mercado, em Porto Alegre, com a presença da Direção da empresa e do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. Ao longo do mês, outras ações ocorrem em estações de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

30 anos com cultura e entretenimento

Celebrando os 30 anos de operação do metrô, a exposição fotográfica Trabalho da Noturna, do artista Carlos Latuff, chega nesta semana à Galeria Mario Quintana com a Trensurb como destaque. Retrata, mais especificamente, o trabalho das equipes de manutenção noturna do metrô, que poucos costumam ver ou conhecer, mas que é de importância fundamental para garantir a circulação diária dos trens. A inauguração oficial da exposição, com a presença de Latuff, foi transferida para esta quarta-feira (4), juntamente com as atividades em comemoração ao aniversário da Linha 1, às 15h, na galeria localizada no túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado.

Já a inauguração oficial da exposição Entre Linhas e Painéis, que já está na Biblioteca Livros sobre Trilhos - na plataforma de embarque da Estação Mercado -, será no dia 10, às 15h, com a presença do artista Alexandre Maia e Pádua.

Na noite de 14 de março, a Estação Mercado recebe mais uma edição da festa VooDoo nos Trilhos, promovida em parceria com a Groove Cultural, com a discotecagem de KL Jay, DJ do grupo de rap Racionais MC’s.

Informações: Trensurb


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960