Estacionamento rotativo é implantado na Estação MOVE Pampulha

sexta-feira, 6 de março de 2015

A BHTRANS está implantando vagas de Estacionamento Rotativo na Estação MOVE Pampulha. Serão disponibilizadas 166 vagas de estacionamento rotativo (sendo quatro vagas rotativas para idosos), cuja permanência máxima é de 12 horas. Além disso, há vagas não rotativas para pessoas com deficiência e para motos O sistema de Estacionamento Rotativo funciona de segunda à sexta das 8h às 20h, aos sábados das 8h às 15h e aos domingos e feriados não é necessário o uso da folha do rotativo.

O objetivo da implantação é criar mais uma possibilidade aos usuários para utilizarem os benefícios do sistema MOVE, deixando o carro na área de estacionamento e usufruindo das diversas linhas disponíveis na Estação Pampulha que vão ao Centro, Região Hospitalar, Venda Nova, Barreiro, Cidade Administrativa, Carlos Luz, Pedro II, Praça Raul Soares, Shopping Diamond Mall, entre outros. Assim, o cidadão se desloca de casa até o seu destino com a agilidade do MOVE, economiza dinheiro e ainda contribui para mobilidade, minimizando o tráfego de veículos na capital. O valor do estacionamento rotativo é de R$ 3,40.

Evite congestionamentos. Utilize o MOVE. 
É rápido, confortável e chega ao Centro em 20 minutos.

É importante que o condutor tenha sempre a mão a folha ou o talão do rotativo. Ele pode ser adquirido com antecedência nos pontos de vendas na capital, ou via internet, com entrega em casa, sem cobrança de taxa de entrega.

Caso não o tenha, ele como opção adquiri-lo no andar superior ao estacionamento, na bilheteria da estação.

VAGAS ESTAÇÃO MOVE PAMPULHA

- 162 Vagas Rotativo;
- 4 Vagas Rotativo Idosos;
- 4 Vagas credenciadas para pessoas com deficiência (vagas não rotativas);
- 50 vagas livres para motos (vagas não rotativas).

Aos domingos e feriados não é necessário o uso da folha do rotativo.

ESTACIONAMENTO ROTATIVO

O Estacionamento Rotativo aumenta a oferta de vagas nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionamento e contribui para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito.

Atualmente, o sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 21.233 vagas físicas que, quando é respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 98.026 oportunidades de estacionamento em 816 quarteirões da capital. A folha do Rotativo custa R$ 3,40 e é válida para utilização em qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). Ela pode ser adquirida em 650 postos de venda credenciados da capital.

Trata-se de um instrumento de política urbana adequado à melhoria da circulação na via e à democratização do uso de espaços públicos. Ele permite que a população usuária do serviço tenha melhor acessibilidade a áreas de comércio, serviços e lazer, como é o desejo e a necessidade da cidade.

A receita líquida do sistema é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação, conforme demonstrativo publicado na capa do talão.

O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda à sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h (em alguns locais o uso da folha não é exigido aos sábados). Aos domingos e feriados não é necessário o uso da folha do rotativo.

Desde abril de 2008 as folhas de rotativo possuem uma área especial com um bônus destinado ao estacionamento gratuito por até 30 minutos. Dessa forma, se o usuário vai fazer um serviço rápido, ele pode utilizar este bônus e estacionar gratuitamente em qualquer área de estacionamento rotativo, não tendo que pagar para estacionar por apenas alguns minutos.

Histórico

O Estacionamento Rotativo pago no Município de Belo Horizonte foi criado pela Lei 1.410 de 9/11/1967, que foi regulamentada pelo Decreto 2.388 de 25/7/1973. A implantação de áreas com exigência de uso do rotativo em Belo Horizonte teve início em 1976. Em 1992, a BHTRANS (criada em 1991) assumiu o gerenciamento do serviço de táxi, escolar e, também, do Estacionamento Rotativo.

É importante lembrar que trocar a folha na mesma vaga também é infração, que deixa o motorista sujeito a multa e remoção do veículo.

Informações: BHTrans

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960