Em SP, Balanço do primeiro dia da Rede de Ônibus da Madrugada

terça-feira, 3 de março de 2015

Na última noite enfim iniciou a rede de ônibus da madrugada paulistana, com 151 linhas que funcionam da meia-noite às 4h. As ligações já constam no site da SPTrans para consulta de itinerários, além de estarem presentes no serviço “Olho Vivo“, onde é possível visualizar a movimentação dos ônibus em tempo real.

“É uma medida simples que vai atender milhares de trabalhadores que dependem do transporte noturno para ir para suas casas. É um compromisso feito que estamos cumprindo. O fato de ter uma rede da madrugada com mais regularidade, melhora naturalmente a questão da segurança e, mais do isso, garante um direito constitucional para o trabalhador”, disse o prefeito Fernando Haddad.

Ao todo, 454 ônibus fazem as linhas e 88 veículos ficam na reserva. “Do existente hoje, ela [frota] vai dobrar uma vez e meia. Só que a regularidade vai ser diferente”, disse o secretário dos Transportes, Jilmar Tatto.

A operação contou com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Foram ainda instalados 160 pontos de iluminação extra pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume).

A operação se deu sem maiores problemas. Apenas parte dos passageiros estavam um pouco perdidos com as mudanças, já que 98 linhas que operavam no horário foram canceladas, ou tiveram os horários modificados.

É provável que nos primeiros meses os ônibus trafeguem com movimento baixo, uma vez que as pessoas vão se acostumando com o serviço. Daí a importância do intervalo ser respeitado nas ligações estruturais, de 15 minutos, para que o passageiro possa confiar no serviço.

Update: Saiu no Estadão: Segundo a diretora de planejamento da São Paulo Transporte (SPTrans), Ana Odila de Paiva Souza, a expectativa da Prefeitura é que 20 mil pessoas utilizem diariamente o transporte da madrugada. O número, segundo ela, pode aumentar. De acordo com a SPTrans, um programa piloto realizado em 12 linhas que já existiam e passaram e ter uma frequência maior entre a meia-noite e às 4h, tiveram aumento de 43%.

Crédito das imagens: Leon Rodrigues / Secom
Informações: Portal ViaTrolebus

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960