Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Número de veículos em Maceió cresce quase 7%

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Em dezembro de 2014, a frota veicular de Maceió era composta por aproximadamente 283 mil veículos, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Tal número engloba desde automóveis até motocicletas, caminhões e micro-ônibus. Os números de janeiro a fevereiro deste ano ainda não foram divulgados, mas o crescimento já é visível quando se compara com o número de veículos que a cidade possuía em dezembro de 2013, que era 266,17 mil veículos. Ou seja: cerca de 17 mil a menos.

O crescimento do número de veículos preocupa pela possibilidade de agravamento dos congestionamentos na cidade. Para amenizar o problema que abrange não somente Maceió, mas todas as grandes cidades brasileiras, a Prefeitura tem tomado medidas com resultados positivos na mobilidade principalmente de quem utiliza o transporte público para se locomover.

A criação da faixa exclusiva para ônibus – a chamada faixa azul, nas avenidas Tomás Espíndola, Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro foi uma medida implantada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito em 2014. De acordo com a SMTT, o objetivo da faixa azul é facilitar e acelerar o fluxo de veículos de uso coletivo em Maceió, estimulando assim o seu uso pela população.

Devido a problemas de velocidade e de disponibilidade de transportes coletivos, muitas pessoas deixaram de usar tal meio e decidiram adquirir o próprio automóvel, como é o caso da estudante Alessandra Aleluia. “Tenho carro, mas andei de ônibus para ir à faculdade e por estudar de manhã tinha muita dificuldade em chegar às aulas na hora certa. Hoje já percebemos a diferença e como o transporte coletivo está mais rápido”, afirma.

A faixa exclusiva também será implantada nas Avenidas Comendador Leão, bairro do Poço, e Dona Constança, na Mangabeiras. Além da faixa azul, a Prefeitura investiu na criação de novas vias como a Avenida Josefa de Melo, ligando o Barro Duro à Cruz das Almas.

As obras da Avenida Paulo Holanda, paralela ao Hospital Universitário, estão avançadas e irão facilitar o acesso aos conjuntos habitacionais Graciliano Ramos e Village I e II. A nova Avenida deve descongestionar o trânsito da Via Expressa no trecho da rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

por Ascom - SMTT
Informações: Aqui Acontece

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960