Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Intervenções e projetos de mobilidade chegarão a mais de 25 bairros de Fortaleza

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

As ações de mobilidade urbana da Prefeitura de Fortaleza apontam em 2015 para intervenções que vão além, de forma mais concreta, das fronteiras de bairros como Aldeota e Centro. As intervenções afetarão, no mínimo, mais 25 bairros da Cidade, além daqueles que já passaram por ações em 2014 e dos que terão projetos pulverizados, como a requalificação de 183 paradas de ônibus. 

Implantação de binários na área das Regionais III e IV e ações para pedestres na Messejana e no Conjunto Ceará estão previstas para este início de ano. Também há expectativa para a instalação de ciclofaixas e de estações de bicicletas compartilhadas que contemplam bairros como Parquelândia, Parque Araxá, Itaperi e Parquelândia.

Em coletiva de imprensa na manhã de ontem, no Paço Municipal, o prefeito Roberto Cláudio (Pros) realizou balanço das ações de mobilidade de 2014 e anunciou sete ações principais - de um pacote de 14 - para a mobilidade da Capital. Prioridade na segurança viária dos pedestres e nos usuários do transporte coletivo são alguns dos pontos a serem trabalhados este ano, segundo a Prefeitura. Os bairros Messejana e Conjunto Ceará receberão projeto-piloto com faixas de pedestre em nível elevado e maior controle de velocidade.

Os usuários do transporte público terão um aplicativo móvel, a ser lançado em abril, para dar informações sobre previsão de chegada dos ônibus e mapa de integração. Utilizando os dados dos aparelhos de GPS dos ônibus, o aplicativo fornecerá o horário previsto de chegada na parada dos três próximos ônibus da linha escolhida pelo usuário.

Para os que andam ou querem andar em duas rodas não motorizadas, mais 25 estações de bicicletas compartilhadas serão instaladas e haverá aumento da malha cicloviária e criação de mais rotas da Ciclofaixa de Lazer. A perspectiva é que a Capital tenha 216 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas até agosto de 2016.

Binários e ônibus

Dois binários serão implantados e um requalificado nos bairros Montese, Parangaba, Rodolfo Teófilo e Amadeu Furtado. A perspectiva é que haja faixa exclusiva para transporte público, nova iluminação, ciclofaixas, regularização de estacionamentos. De acordo com o coordenador do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), Luiz Alberto Sabóia, o binário da Aldeota (Dom Luís e Santos Dumont) foi um projeto-piloto que mostrou bons resultados.

“Com ele conseguimos melhorar muito a velocidade do ônibus e implantar ciclofaixa. Em função dessa experiência, expandimos para outras áreas da cidade”, disse.

Além das faixas exclusivas a serem implantadas nas avenidas dos binários, outras vias da cidade ganharão espaço prioritário para o transporte público, como Abolição, Leste-Oeste, Juscelino Kubitschek e Mister Hull.

Para Roberto Cláudio, é preciso oportunizar que as pessoas troquem o carro pelo transporte público com mais conforto por meio de ações como melhoria de paradas, implantação de ar-condicionado nos ônibus e faixas exclusivas. “É o único caminho para as grandes cidades”, ressaltou o prefeito.

- Confira intervenções e projetos de mobilidade anunciadas pela Prefeitura para 2015

Informações: Prefeitura de Fortaleza

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960