Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em Maceió, Comendador Leão e Dona Constança vão ganhar faixa exclusiva

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Para melhorar a agilidade do sistema de transporte público de Maceió, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) implantará mais dois trechos de faixa exclusiva para ônibus nas Avenidas Comendador Leão e Dona Constança, no bairro do Poço e Mangabeiras respectivamente. A previsão é de as faixas comecem a funcionar ainda no primeiro quadrimestre deste ano.

Para o superintendente da SMTT, Tácio Melo, a nova faixa exclusiva dará mais eficiência ao transporte coletivo nos locais. “Devido ao congestionamento considerável, a implantação acarretará em vários benefícios. Os ônibus que circulam por ali terão mais celeridade, passando de 10 km/h para 40 km/h, reduzindo assim o tempo de viagem e fazendo com que os usuários cheguem pontualmente aos seus compromissos cotidianos”, explicou.

A faixa azul, como é conhecida popularmente pela cor que é dada à demarcação, terá início na Rua Salvador Calmon, na Avenida Comendador Leão, e se estenderá até a Rua Estudante Alexandre Gonçalves Sarmento, em parte da Avenida Dona Constança. Nos dias úteis, 143 veículos circulam em todo o trecho da via em 21 linhas, transportando 8.580 passageiros.

Nos seus 3,35 Km de extensão, o corredor de transporte Comendador Leão/Dona Constança é um eixo estruturante da cidade de Maceió, adensado e margeado por pequenos e grandes lotes que apresentam uso e ocupação do solo voltados ao comércio, serviços e também ao setor industrial em um determinado trecho.

“Com a implantação da faixa exclusiva nesta localidade continuaremos um trabalho que deu muito certo e melhorou bastante a vida das pessoas que utilizam o transporte público como meio de locomoção. O intuito é progredir cada vez mais e oferecer um transporte digno, eficaz e preciso para a maior parte da população maceioense. E para tanto temos que pensar no coletivo em detrimento do particular”, enfatizou o superintendente.

Em março do ano passado, a SMTT implantou a faixa exclusiva nas Avenidas Fernandes Lima, Durval de Goés Monteiro e em parte da Tomás Espíndola. Em quase um ano de funcionamento mais de quatro mil condutores foram autuados por transitar de forma irregular dentro da faixa e outros 156 motoristas de ônibus, por trafegarem fora dela.

Funcionamento
Semelhante às Avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima e Tomás Espíndola, além dos ônibus coletivos, taxistas credenciados pela SMTT poderão circular pela faixa exclusiva quando estiverem com passageiros nos veículos. Os demais deverão usar apenas as pistas da esquerda, e a da direita somente quando estiverem prestes a entrar em uma via com acesso do mesmo lado, com a antecedência de dois quarteirões. Os ciclistas continuarão com a preferência pela direita, mantendo sempre a distância de segurança que é de 1,5m.

Os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias utilizarão as faixas da esquerda, podendo transitar na faixa azul somente em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação intermitente, conforme prevê o artigo 29, VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Horário
Em dias úteis, a faixa azul funcionará no horário das 06h às 20h e nos finais de semana e feriados os demais veículos estão liberados para circular livremente pela faixa exclusiva.

Fonte: SMTT

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960