No Recife, CTTU inicia Volta às Aulas para fiscalizar aumento de 250 mil veículos a partir de segunda

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A partir da próxima segunda-feira (2), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) dará início à operação Volta às Aulas. As escolas particulares serão as primeiras beneficiadas. Na quinta (5), a conscientização será levada para as insituições municipais. A campanha segue até 15 de março e deve percorrer 50 unidades de ensino públicas e privadas do Recife. Em paralelo, haverá reforço na fiscalização nos principais corredores viários da cidade.

A operação vai levar atividades sobre respeito, segurança e gentileza no trânsito para os estudantes. Além disso, até o final de março, a Companhia vai reforçar a sinalização de cerca de 50 faixas de pedestres localizadas no entorno de escolas. Nas primeiras semanas, serão percorridos oito  corredores viários em bairros da Zona Norte, Sul e Centro. O primeiro a ser visitado é a Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, por onde circulam, diariamente, cerca de 25 mil veículos.

Haverá peça de teatro infantil com o tema "Só com respeito, atenção e gentileza se faz um trânsito melhor" e um game show interativo para as crianças aprenderem sobre convivência segura e harmoniosa no trânsito. A novidade deste ano é a criação do personagem "Amarelinho", que faz referência aos orientadores de trânsito e que passa a integrar a Trupe Educa Trânsito junto com os personagens Faixa Amiga, Zé Legal, Plaquita, Super Semáforo e Trombada.

Aumento da frota
Com o retorno às aulas nos colégios públicos e particulares do Recife, a frota de veículos nas ruas da cidade tem um aumento médio de 20%. Esse dado foi obtido através das contagens feitas pelos equipamentos eletrônicos implantados nos principais corredores de trânsito. Considerando a estimativa da frota circulante na cidade, que recebe veículos de toda a Região Metropolitana e que chega a 1,2 milhão, no período de férias escolares existe uma redução média de 250 mil automóveis.

Como será feita a fiscalização?
Com a volta às aulas, a fiscalização nos principais corredores viários será intensificada e funcionará de maneira rigorosa. A operação será realizada por equipes de  até seis agentes de trânsito, que irão realizar rondas no entorno das escolas. Os pais devem ficar atentos à sinalização e às regras contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estacionar em fila dupla ou em faixa de pedestre são consideradas infrações graves, com multa de R$ 127,69 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo levado para o depósito.

Confira a relação dos corredores que serão visitados pela campanha:

- Avenida Rui Barbosa
- Avenida Conselheiro Rosa e Silva
- Avenida 17 de Agosto
- Avenida João de Barros
- Avenida Engenheiro Domingos Ferreira
- Avenida Conselheiro Aguiar
- Estrada do Arraial
- Avenida Norte

Informações: Diário de Pernambuco

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960