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Em SP, Metroviários descartam fazer greve nesta terça

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

De acordo com o Metrô de São Paulo, foi decidido, em assembleia realizada pelo sindicato, que não haverá greve nesta terça-feira (28).

Os metroviários reivindicam equiparação salarial, adicional de periculosidade a determinadas funções e punições de alguns trabalhadores, as quais não foram contempladas no acordo realizado em 2013, cujo prazo continua vigente. Por meio de uma nota no site oficial, o sindicato avalia que o “valor desviado do Metrô e da CPTM chega a R$ 2 bilhões, mas o rombo nos cofres públicos pode ser bem maior”. 

No início da tarde, uma audiência de conciliação realizada no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) - SP da 2ª Região, envolvendo representantes e o Sindicato dos Metroviários terminou sem acordo. 

Informações: R7.com

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São Paulo implanta novo trecho de faixa exclusiva para ônibus

São Paulo ganha mais 2,7 quilômetros de faixa exclusiva de ônibus na manhã desta segunda-feira. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o novo trecho da operação Dá Licença para o Ônibus foi implantado nas ruas Cerro Corá e Heitor Penteado, na zona oeste. O transporte coletivo terá prioridade de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h em direção ao Centro e das 17h às 20h horas, no sentido bairro.

Na Cerro Corá, a faixa funciona entre as ruas Heitor Penteado e Carmimuá e entre as ruas Jacuanga e Mário Whaterley, nos dois sentidos. Na mesma via, mas operando no sentido centro, entre as avenidas Diógenes Ribeiro de Lima e Queiroz Filho.

Na rua Heitor Penteado, o faixa funciona no sentido centro entre as ruas Cerro Corá e João Moura (nesse trecho se conecta à faixa já existente). No sentido bairro, a faixa opera entre a rua Jaciporã e Rua Cerro Corá.

Segundo a CET, a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 308,3 km de faixas exclusivas na capital paulista.

Informações: Terra

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Greve de ônibus em Porto Alegre: Lotações poderão trafegar em corredores para amenizar transtornos

Para minimizar os efeitos da greve dos rodoviários em Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) autorizou na tarde desta segunda-feira (27) as lotações a trafegarem nos corredores de ônibus da capital gaúcha. Os veículos também podem transportar passageiros em pé.

Por causa da paralisação, apenas 30% da frota de ônibus está em circulação – cerca de 436 veículos. O número foi considerado insuficiente pela EPTC. Táxis e caronas foram algumas das soluções encontradas pelos porto-alegrenses ao longo do dia. Muitas pesssos que dependem do transporte público, no entanto, ficaram mais de uma hora à espera de ônibus nas paradas.

Ao final da manhã, uma reunião havia permitido o transporte de passageiros pelos coletivos das linhas metropolitanas. No entanto, a Fundação Estadual de Transporte Metropolitano (Metroplan) suspendeu a medida. A assessoria de imprensa não soube informar o motivo e disse que os coletivos não chegaram a embarcar passageiros nas ruas e avenidas da cidade.

A greve dos rodoviários foi aprovada em assembleia na última quinta-feira (23). O Sindicato dos Rodoviários alega que as negociações com as empresas de transporte não evoluíram desde o início do ano. A categoria pede reajuste salarial de 14%, aumento de R$ 4 no vale-alimentação e manutenção do plano de saúde, entre outras reivindicações.

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre (Seopa) disse que decidiu manter a proposta de reajuste salarial apresentada aos rodoviários. O sindicato oferece a reposição integral da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor e a renovação de benefícios como passe livre gratuito, quinquênio, vale-alimentação no valor de R$ 16 por dia trabalhado e subsídio do plano de saúde.

Informações: G1 RS


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Estações do MetrôRio começam a ganhar nova sinalização bilíngue

O MetrôRio está investindo na sinalização bilíngue (português/inglês) das estações para facilitar a compreensão de milhares de turistas estrangeiros aguardados para os grandes eventos que a cidade sediará.

As primeiras estações a estrearem as novas placas – feitas de alumínio 100% reciclável, nas cores cinza-chumbo e amarelo – foram Cinelândia e Vicente de Carvalho.

Atualmente, as estações Largo do Machado, General Osório, Cardeal Arcoverde, Nova América/Del Castilho e Maria da Graça já estão com a nova sinalização.

Até a Copa do Mundo deste ano, todas as demais já seguirão o novo padrão.

Informações: Metrô Rio

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Veja as linhas de ônibus da Grande Belém que vão circular no BRT

A partir do próximo dia 31 de janeiro, dezenove linhas de ônibus da Região Metropolitana de Belém terão 30% de sua frota circulando de forma expressa pela avenida Almirante Barroso, do Entroncamento a São Brás, nas pistas onde irá funcionar o BRT (Bus Rapid Transit).

De acordo com a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), passageiros de 9 linhas que saem da rodovia Augusto Montenegro, e de 10 linhas que saem da BR-316, terão a opção de percorrer a avenida Almirante Barroso de forma "expressa", ou seja, sem paradas para embarque e desembarque na via. A medida, segundo a Semob, economiza em média 20 minutos no tempo de viagem nos horário de pico, no sentido bairro-centro ou vice-versa.

Os usuários de transporte coletivo poderão optar pela linha expressa na rodovia Augusto Montenegro ou na BR-316, antes do Entroncamento. Para isso basta que os passageiros atentem para os avisos de "Expresso" fixados nas laterais e vidros dos ônibus, onde estará o itinerário a ser seguido pelo ônibus.


O mesmo procedimento é válido para quem quiser sair do centro de Belém no sentido bairro. O passageiro poderá escolher os veículos expressos ou regulares em todas as paradas antes do início da pista do BRT; isso porque os ônibus que circularem pelas faixas do BRT seguirão direto, sem paradas para embarque e desembarque.

A Semob informou que cerca de 100 veículos devem circular pelo BRT, com velocidade média de 50km/h. O tempo semafórico será sincronizado para que os ônibus parem o mínimo possível em semáforos.

Confira as linhas que terão ônibus "expressos"

Linhas com saída da rodovia Augusto Montenegro:
- Icoaraci - Almirante Barroso (incluindo linhas do Paracuri I e II)
- Tapanã - Ver-o-Peso
- Tapanã II - Ver-o-Peso
- Codeiro de Farias - Presidente Vargas
- Cordeiro de Farias - Ver-o-Peso
- Canarinho Tapajós - Ver-o-Peso
- Conjunto Maguari - Ver-o-Peso (Almirante Barroso)
- Tenoné - Presidente Vargas
- Cabanagem - Ver-o-Peso

Linhas com saída da rodovia BR-316
- Cidade Nova V - Ver-o-Peso
- Paar - Ver-o-Peso
- Ananindeua - Presidente Vargas (Aurá)
- Cidade Nova VI - Presidente Vargas
- Cidade Nova VIII - Presidente Vargas
- Ananindeua - Presidente Vargas (Águas Brancas)
- Almir Gabriel - Ver-o-Peso
- Jiboia Branca - Ver-o-Peso
- Guanabara - Centro (via Presidente Vargas)
- Cidade Nova IV - Ver-o-Peso

Informações: G1 Belém
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Implantação do sistema de GPS nos ônibus de Campinas entra na 2ª fase

As concessionárias do transporte coletivo urbano de Campinas começam a segunda fase de implantação do sistema de GPS este mês. Depois de fazer a instalação do aparelho em suas frotas, estão sendo montadas estações de monitoramento em cada uma das seis garagens existentes na cidade. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) também terá uma Central de Monitoramento para gerenciar os GPS dos coletivos.

Além da montagem, as empresas fazem a contratação de novos funcionários que trabalharão no monitoramento dos ônibus. Ao todo, cerca de 50 pessoas serão treinadas pela fornecedora dos aparelhos GPS, para fazer o controle dos itinerários dos ônibus. As informações registradas no aparelho (velocidade, horários, parada nos pontos) serão repassadas em tempo real para as centrais, permitindo o monitoramento on-line dos coletivos e também a aplicação de ajustes das linhas.

Com isso, será possível identificar os pontos de gargalo, acidentes, roubos, locais onde existem problemas crônicos e grande demanda, além de trabalhar para evitar atrasos e otimizar o serviço nas diversas regiões de Campinas.

Futuramente, devem ser instalados painéis eletrônicos nos pontos de ônibus para informar o horário em que os ônibus vão passar. A Emdec também planeja a criação de um aplicativo para smartphones e tablets, chamado Embarque Acessível, que se comunicará com os GPS para informar o itinerário e os horários da linha de ônibus desejada, além de orientações sobre origem e destino das linhas, pontos e linhas de determinado destino, horário de chegada a determinado lugar e tempo de espera.

Câmeras de segurança

As concessionárias, conforme exigência da Prefeitura de Campinas, também estão investindo na instalação de câmeras em todos os veículos. Todos os 313 ônibus da área 1 do Sistema InterCamp, que atendem as regiões do Ouro Verde, Vila União e Corredor Amoreiras, já contam com o sistema de vigilância. Já na área 2, que compreende o Campo Grande, Padre Anchieta e Corredor John Boyd Dunlop, 40% dos 271 veículos já têm câmeras. Na área 3, que abrange Barão Geraldo, Sousas, Amarais, Rodovia “Campinas – Mogi-Mirim” e Corredor Abolição, 42% dos 333 ônibus estão equipados.

Na área 4, que compreende as regiões do Nova Europa, Santos Dumont e Aeroporto de Viracopos, os novos veículos já virão com as câmeras instaladas. Além disso, a Onicamp Transporte Coletivo faz avaliação para instalar os equipamentos em toda a frota até julho deste ano.

Informações: Transurc

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Recife ganha mais 80 orientadores de trânsito a partir desta segunda

A partir desta segunda-feira, as ruas do Recife vão ganhar mais 80 orientadores de trânsito. Eles vão atuar na Zona Norte da cidade, nas avenidas Rui Barbosa, Norte, Rosa e Silva e Parnamirim, orientando motoristas e pedestres para garantir mais segurança e fluidez no trânsito do Recife, mas não podem notificar infrações.

Os orientadores estarão disponíveis em 18 cruzamentos das quatro vias, nas quais circulam diariamente cerca de 115 mil veículos. A ação é fruto da parceria da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e conta com a participação de 98 profissionais, entre inspetores, engenheiros e motoristas. 

Até maio deste ano, 372 profissionais estarão nas ruas, dispostos em outras 12 avenidas da cidade: Marechal Mascarenhas de Morais, Recife, Boa Viagem, Antônio de Goes, Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar, Herculano Bandeira, Caxangá e Abdias de Carvalho, e das ruas Real da Torre, Estrada dos Remédios e Cosme Viana. Na Avenida Agamenon Magalhães 64 orientadores já estão trabalhando desde o dia 11 de dezembro de 2013. 

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a experiência vivida na Av. Agamenon Magalhães deixa claro que as vias que receberão os orientadores na próxima segunda-feira (27) vão ter um ganho na mobilidade da cidade. “Identificamos que houve uma aceitação da população, que já evita fechar cruzamentos na via e, aos poucos, se dá conta do seu papel na fluidez do trânsito. Além disso, o tempo de solução das ocorrências diminuiu significativamente”, comentou.

Confira os cruzamentos que contarão com orientadores nas avenidas da cidade a partir de segunda-feira:

- Av. Cons. Rosa e Silva x Rua da Hora
- Av. Cons. Rosa e Silva x Rua Amélia
- Av. Cons. Rosa e Silva x Rua Cons. Portela
- Av. Cons. Rosa e Silva x Rua Cônego Barata
- Estrada do Encanamento x Praça do Parnamirim
- Av. Parnamirim x Av. João Tudo de Melo
- Av. Rui Barbosa x Rua Amélia
- Av. Rui Barbosa x Rua das Creoulas
- Av. Joaquim Nabuco x Rua das Creoulas
- Av. Norte x Rua Nova Descoberta
- Av. Norte x Rua Vasco da Gama
- Av. Norte x Rua da Harmonia
- Av. Norte x Av. Professor José dos Anjos
- Av. Norte x Rua Cônego Barata
- Av. Norte x Rua Santos Dumont
- Av. Norte x Av. João de Barros
- Av. Norte x Av. Cruz Cabugá
- Av. Norte x Rua da Aurora

Informações: Prefeitura do Recife

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Segundo corredor exclusivo para ônibus em Cuiabá deve começar a funcionar no dia 1º de fevereiro

O segundo corredor exclusivo para ônibus em Cuiabá deve começar a funcionar no dia 1 de fevereiro, na Avenida Getúlio Vargas. A definição da implantação do trecho ocorre quatro meses depois do anúncio da sua criação. A primeira faixa implantada na capital foi na Avenida Isaac Póvoas, no centro da cidade. 

De acordo com o secretário Municipal de Transporte, Antenor Figueiredo, a demora na criação da faixa foi devido a espera de autorizações da Prefeitura para a poda de algumas árvores no decorrer da via. A criação do corredor exclusivo na Getúlio será um dos assuntos da próxima reunião do Conselho Municipal de Transportes, agendada para ser realizada na próxima quarta-feira (29). 

Com o trânsito exclusivo de ônibus, a partir do dia 1 ficará proibido o tráfego de veículos de passeio e a utilização do lado direito como estacionamento. O objetivo da faixa é desafogar o trânsito nas principais avenidas da cidade. Em entrevista ao Olhar Direto, Antenor Figueiredo antecipou que a próxima via a receber faixa exclusiva de ônibus após a Getúlio vargas será um trecho entre o terminal do CPA 1 e 3. 

Na pauta da reunião também está a acessibilidade nos táxis da cidade. Segundo ele, o Conselho irá analisar a possibilidade de esses veículos estarem preparados para receber cadeirantes, uma vez que não há nenhum veículo adaptado na Capital. 

Já com relação à acessibilidade no transporte público, Figueiredo declarou que os empresários que possuem a concessão dos serviços em Cuiabá, reclamam da falta de ‘plataformas’ adequadas para o desembarque dos cadeirantes.

“Eles reclamam que os elevadores não estão no mesmo nível dos pontos e isso acaba por estraga-los, por isso iremos discutir a estruturação desses locais considerados inadequados”, afirma o secretário.

Tarifa

A votação da nova tarifa de ônibus não está na pauta de votação da primeira reunião do Conselho de Transporte Público. Conforme informou o secretário, a planilha enviada pelos empresários que possuem a concessão do transporte público de Cuiabá, encaminhada em dezembro de 2013, poderá ser votada na segunda reunião do grupo. 

“Ainda estamos analisando o documento enviado para só assim colocá-lo em pauta”, revelou Antenor Figueiredo. Na última reunião do Conselho, a tarifa foi reduzida de R$2,85 para R$ 2,60 devido a inconformidades encontradas na planilha enviadas pelas empresas. Agora, a expectativa dos empresários é que o valor seja majorado em R$ 3,11. 

Os encontros do Conselho ocorrem sempre na última quarta-feira de cada mês. A periodicidade ficou determinada também em reunião após reclamações de escassez de deliberações do grupo. Segundo um dos membros do Conselho, Marleide Oliveira Carvalho, em 2013 o Conselho só se reunião duas vezes. Marleide é presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo do Estado de Mato Grosso (ASSUT/MT).

Por Priscila Silva
Informações: Olha Direto

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Universidade Federal de Alagoas terá novo esquema de transporte

A Universidade Federal de Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Maceió, vai implantar projeto para melhorar a mobilidade no Campus A.C. Simões. Os ônibus de linha não mais entrarão na Ufal, a partir de 10 de fevereiro, mas haverá um sistema de integração gratuito, funcionando 24 horas para atender estudantes, servidores e a população em geral que precise entrar na instituição.

De acordo com a superintendente de Infraestrutura da Ufal, Nélia Calado, esse projeto vem sendo discutido com a Prefeitura há alguns anos, mas, agora, vai ser implantado de fato. “Nossa intenção é oferecer maior comodidade para quem precisa circular no campus. Passaremos a ter transportes gratuito dentro do campus, saindo da entrada principal ou da parte de trás do campus, passando por todos os blocos administrativos e de salas de aula”, detalhou.

A mudança interna vai ser possível com a parceria da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que vai garantir os ônibus integração. “Na lateral da entrada principal do campus a cerca será recuada [na frente do Fórum Universitário], para a SMTT construir a estrutura de parada. Lá, os ônibus que antes entravam no campus seguem viagem e as pessoas que vão para a Ufal pegam o transporte integração, que vai deixá-las nos blocos respectivos”, explicou.

Circula Campus
O projeto denominado Circula Campus começa a funcionar no próximo dia 10 de fevereiro, mas, antes disso, a Ufal vai manter o diálogo com a comunidade para esclarecer dúvidas e deixar claro que a intenção é melhorar a circulação interna. “Precisamos preparar uma boa estrutura para os alunos que vão morar na nova Residência Universitária Alagoana (RUA) e para as demais pessoas da comunidade acadêmica que vão usar os serviços do novo Restaurante Universitário, que fica próximo à Sinfra, afastado da área mais antiga do campus”, justificou Nélia.


Elaborado para ser implantado em várias etapas, o Circula Campus também prevê, a médio e logo prazos, melhoria das existentes e construção de novas calçadas e ciclovias, além de instalação de bicicletários. “Estamos expandindo nossas áreas de atividades e precisamos de um campus com boa mobilidade urbana e um ambiente mais agradável”, disse a superintendente.

A Ufal também vai construir nova guarita na lateral do campus, idêntica à da entrada, próxima da nova RUA. O terminal de ônibus, que fica dentro do campus e abriga as linhas 604 - Ufal / Ipioca e 711 - Ufal / Ponta Verde / Via Shopping, também vai ser deslocado para mais perto da comunidade do entorno. 

Quem vem para a Universidade e usa essas duas linhas seguirá o trajeto pela rua lateral, seguindo o Hospital Universitário. Para entrar no campus, poderá descer no ponto que será instalado próximo ao Arboretum, local onde será construída a guarita. De lá, pegará o integração para as demais áreas do campus. Os ônibus, então, irão seguir viagem até o terminal da Vila Olímpica que será construído pela SMTT.

O que cabe à Prefeitura
A Prefeitura de Maceió se comprometeu a construir um terminal para as linhas Ufal / Ipioca e Ufal / Ponta Verde, ao lado da Vila Olímpica, no terreno já doado pela Ufal. Nélia explica que, com essa medida, os moradores dos conjuntos residenciais do entorno do campus serão beneficiados porque não precisarão mais se deslocar dos conjuntos até a Universidade para pegar o transporte.

A Prefeitura também se comprometeu a pavimentar a rua lateral do campus, no lado do Hospital Universitário, já que a mesma será corredor de transporte. A obra vai entrar no cronograma, mas ainda não se sabe quando será iniciada.

Informações: Tribuna Hoje
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Em salvador, Avenida Paralela ganha quinta faixa para melhorar o fluxo do trânsito

A Transalvador está implantando a quinta faixa na Avenida Luiz Viana, também conhecida como Paralela, em Salvador, com objetivo de melhorar o trânsito na região.

A faixa fica em ambos sentido da avenida, nos trechos que já foram recapeados. De acordo com a Transalvador, os oito quilômetros da via deve ter uma faixa a mais, para melhorar a fluidez do tráfego da avenida.

Ainda de acordo com a Transalvador, o trânsito em toda a Avenida Paralela estará totalmente modificado após a conclusão das obras do viaduto do Imbuí.  

Segundo o superintendente do órgão, Fabrizzio Muller, a medida já adotada na Avenida ACM usa o conceito da Máxima Utilização do Leito Viário (MULV). Ele explica que a faixa da direita terá uma largura maior para a circulação dos ônibus e que a Avenida Manoel Dias da Silva, na Pituba, já utiliza este mesmo modelo com faixas mais estreitas há dez anos, assim como algumas vias da cidade de São Paulo.

Cada faixa da Avenida Paralela possuía 3,5m, mas com a inclusão da quinta faixa, as quatro antigas tiveram que ser estreitadas, passando a medir 3 metros. A quinta faixa possui, 30cm a mais que as demais, com 3,30m de largura.

A Paralela é uma das avenidas mais movimentadas da capital baiana. Nos horários de pico, entre ás 18h e 20h, cerca de 20 mil veículos por hora passam pela via.

Informações: G1 Salvador


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