Tarifa de ônibus em Campinas permanece congelada

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O secretário de Transportes de Campinas (SP), Carlos José Barreiro, afastou nesta segunda-feira (15) a hipótese de reajuste “a curto prazo” no preço da tarifa de ônibus na cidade. Durante lançamento do novo site da Emdec, ele considerou que o valor atual da passagem, de R$ 3,30, está adequado, mas frisou a alta no diesel.


“Subiu muito, é um insumo extremamente importante para nossos ônibus. Então essas avaliações [de preços] são feitas rotineiramente aqui pela nossa secretaria e não temos previsão nenhuma de mudança a curto prazo. Mas é uma condição avaliada de forma permanente”, explicou Barreiro. Ele alegou que o aumento de 10% na tarifa do transporte público da cidade, em vigor desde agosto, ocorreu após dois anos e meio sem reajuste. Em novembro, a Petrobras anunciou aumento do preço de venda nas refinarias de 3% para a gasolina e de 5% para o diesel.

Desconto para universitários
O projeto de lei do Executivo que autoriza desconto de até 50% na tarifa de ônibus a estudantes universitários de cursos presenciais de graduação da cidade será sancionado nesta semana, segundo o prefeito Jonas Donizette (PSB). Atualmente, apenas alunos do ensino fundamental e médio têm desconto de 60% na passagem.

Pelo texto, a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) ficará responsável por realizar o cadastro dos beneficiários, assim como a emissão, distribuição e venda dos bilhetes.

Recente aumento
À época do mais recente reajuste, a administração pública alegou que ele foi necessário por causa do aumento nos custos do serviço, tanto em relação a combustíveis e manutenção, como mão de obra, impostos e também os investimentos. O repasse da Prefeitura para as empresas foi, no primeiro semestre deste ano, de R$ 4,1 milhões.

Informações: Minuto Campinas

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960