Salvador inicia mudanças no transporte público com 300 novos ônibus

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O prefeito ACM Neto e o secretário de Urbanismo e Transporte, Fábio Mota, entregaram nesta segunda-feira (29.12), no estacionamento da Arena Fonte Nova, 300 novos ônibus decorrentes da licitação do transporte público de Salvador. Os coletivos são parte dos 700 novos veículos que chegarão às ruas da cidade até o final de janeiro.

Enquanto acontece a primeira fase da substituição, os demais sairão das ruas progressivamente, começando pelos mais antigos até os mais novos.

Os ônibus do Consórcio Plataforma, de cor amarela, atuarão no Subúrbio; os do Consórcio Ótima, de cor verde, circularão no Miolo (Centro); e os do Consórcio Salvador Norte, de cor azul, na Orla.

Eles vão substituir parte da antiga frota, cuja idade média de uso, até então, é de oito anos. Com os novos veículos, a média será de três anos e meio, o que representa a frota mais nova de todo o Brasil.

Os ônibus já chegam 100% adaptados para atender pessoas com deficiência e terão a entrada de passageiros pela dianteira, invertendo o funcionamento atual do sistema, onde os usuários têm acesso pela parte traseira.

Também contam com ventilação forçada, o que tornará as viagens mais confortáveis. E mais: todos têm GPS, viabilizando o monitoramento dos veículos em centrais instaladas em cada uma das três regiões da cidade. Essa nova frota é equipada com motor Euro V (cinco), que emite muito menos poluentes do que a atual, que possui motor Euro III.

Para o prefeito ACM Neto, a novidade é fruto de um intenso trabalho. “Foi preciso ter coragem para tirar do papel uma licitação que era esperada há 40 anos. Conduzimos um trabalho sério e transparente para que Salvador pudesse viver um novo momento no uso do transporte público, com uma outorga que trouxe R$ 180 milhões para o município. O Domingo é Meia e o Bilhete Único, por exemplo, são conquistas definitivas para o cidadão. Vamos implantar os módulos de conforto e em janeiro começam as intervenções na Estação da Lapa. Também esperamos lançar em breve a licitação para o BRT”, pontuou.

O secretário Fábio Mota acrescentou que o monitoramento facilitará o cumprimento da pontualidade dos itinerários e que a entrada dos passageiros pela dianteira atende a uma exigência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Com a entrada pela dianteira, o motorista e cobrador ficam muito mais visíveis, o que inibe a marginalidade. Salvador é a única cidade do país, entre todas de médio e grande porte, que possui a entrada pela traseira. E através do GPS, será possível acompanhar o itinerário dos coletivos e permitir aos usuários informações através de aplicativo de celular e totens”, afirma o secretário.

Tecnologia – Usuários de Androids e iPhones já podem baixar o aplicativo SIU Mobile SSA, através do qual terão informações sobre itinerários dos ônibus. Com isso, os passageiros poderão diminuir o tempo de permanência nos pontos.

As mesmas informações serão disponibilizadas em totens espalhados em pontos diversos da cidade, um já está em funcionamento no último ponto da Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô), sentido Iguatemi, na nova baia de ônibus.

Em breve, equipamentos do tipo serão instalados em pontos no Rio Vermelho, em frente ao Mercado do Peixe, e na Avenida Luis Viana Filho (Paralela), sentido Aeroporto, logo após a entrada do Imbuí. Cerca de 30% da frota estão disponíveis para visualização no App, chegando a 100% em abril.

Informações: Tribuna da Bahia


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960