Ônibus de Maceió ganham sistema de monitoramento via smartphones‏

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Quem utiliza o transporte público coletivo em Maceió não precisa mais se apressar presumindo que o ônibus irá passar a qualquer momento. A partir desta segunda-feira (1º), a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), disponibiliza gratuitamente o aplicativo CittaMobi, que permite a localização dos ônibus via GPS. O lançamento oficial do aplicativo aconteceu na sede da SMTT, no bairro do Tabuleiro do Martins.
O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS ou através do site.  O CittaMobi mostra a localização do usuário por meio do GPS do smartphone, indica os pontos de embarque e desembarque mais próximos, as linhas que passam pelo local, o percurso que o ônibus faz pela cidade e a localização do coletivo em tempo real.

Em junho, a prefeitura determinou um prazo de 60 dias, por meio de uma portaria no Diário Oficial, para que as empresas de ônibus que atuam na capital instalassem equipamento de GPS e desenvolvessem um aplicativo para o sistema de monitoramento da frota, pela necessidade de um controle efetivo e preciso da regularidade do tráfego dos ônibus.

Também nesta manhã, foi lançada a sala de videomonitoramento dos transportes coletivos, que funcionará na sede do órgão. Segundo a SMTT, a sala fará a fiscalização diariamente de toda a frota de ônibus da cidade e do cumprimento dos itinerários, horários de chegada e saída dos terminais.

Informações: G1 AL

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960