Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em João Pessoa, Faixa exclusiva de ônibus na Epitácio Pessoa é aprovada pela SEMOB

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) deu início este mês à operação da faixa exclusiva de circulação de ônibus na Avenida Epitácio Pessoa. São 4,5km, totalizando atualmente mais de 7 quilômetros de via reservada ao transporte coletivo de passageiros na Capital.

A diretoria da Semob avaliou positivamente os primeiros quinze dias da faixa exclusiva que vai proporcionar mais agilidade e rapidez ao usuário do transporte coletivo.

O critério para definição do trecho escolhido foi o número de linhas que circulam no corredor e a existência de vias alternativas para os demais veículos.

“Para os primeiros dias, consideramos bastante positivo. João Pessoa está de parabéns, pois a sensibilidade da população para o respeito à via exclusiva de ônibus é detectada facilmente”, afirmou o superintendente executivo de mobilidade urbana, Roberto Pinto.

Central de Monitoramento - Por meio da Central de Monitoramento da Semob, também está sendo realizado o acompanhamento da faixa exclusiva. De acordo com uma amostra colhida na última semana, de 30.108 veículos contados, 89,58% respeitaram naturalmente a faixa exclusiva.

A estratégia da Semob desde a sua implantação foi dividir o período adaptativo em etapas, com estratégias diferentes. No primeiro momento, apenas a divulgação na grande mídia e a própria sinalização em cor diferenciada chamaram a atenção dos condutores e resultou de forma mais que satisfatória.

Foi divulgada ainda as rotas alternativas para os veículos particulares por vias paralelas a Epitácio Pessoa, para dividir o fluxo de veículos, como o binário formado pelas Avenidas Rio Grande do Sul e São Paulo; Av. Julia Freire, Juarez Távora e Almirante Barroso.

A equipe da Divisão de Educação da Semob irá atuar nos próximos dias com a distribuição de panfletos e abordagem aos condutores. A expectativa é aumentar ainda mais o índice de respeito natural (sem aplicação de multas) até o mês de janeiro, com ações localizadas.

O pedreiro Fernando da Costa Santos, que mora no bairro São José e todo dia utiliza o ônibus, aprovou a faixa exclusiva. “Eu achei muito bom. A viagem ficou um pouco mais rápida porque os outros carros não podem andar na faixa do ônibus, então a gente demora menos pra ir trabalhar e voltar pra casa”, disse.

Palestras - A Divisão de Educação da Semob realizou uma série de palestras com os motoristas das empresas de transporte coletivo com o objetivo de informar e orientar os operadores quanto ao uso correto da faixa exclusiva. As exposições foram realizadas nas empresas até o dia 12, nos turnos da manhã e tarde.

Sheyla Teotônio, chefe da Seção de Qualificação de Operadores da Semob, disse que as palestras foram nas empresas Santa Maria, São Jorge, Mandacaruense, Marcos da Silva, Transnacional e Reunidas.

“Nos encontros abordarmos o uso correto da faixa exclusiva, quem poderá transitar por ela, como facilitar a entrada e saída dos veículos dos lotes lindeiros e dos logradouros, além do comportamento dos operadores para transitarem de maneira segura, evitando riscos de acidentes,” frisou a educadora.

O motorista da empresa Santa Maria, Ivanildo Costa, de 49 anos, ressaltou a importância da ampliação da faixa de ônibus, que facilitou o serviço e a vida dos passageiros na diminuição do tempo de espera nas paradas.

“Eu avalio como uma iniciativa muito boa da Prefeitura de João Pessoa que vai melhorar significativamente nossas viagens”, afirmou o condutor com 20 anos de profissão.

Informações: Paraíba Online

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960