Em João Pessoa, Faixa exclusiva de ônibus na Epitácio Pessoa é aprovada pela SEMOB

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) deu início este mês à operação da faixa exclusiva de circulação de ônibus na Avenida Epitácio Pessoa. São 4,5km, totalizando atualmente mais de 7 quilômetros de via reservada ao transporte coletivo de passageiros na Capital.

A diretoria da Semob avaliou positivamente os primeiros quinze dias da faixa exclusiva que vai proporcionar mais agilidade e rapidez ao usuário do transporte coletivo.

O critério para definição do trecho escolhido foi o número de linhas que circulam no corredor e a existência de vias alternativas para os demais veículos.

“Para os primeiros dias, consideramos bastante positivo. João Pessoa está de parabéns, pois a sensibilidade da população para o respeito à via exclusiva de ônibus é detectada facilmente”, afirmou o superintendente executivo de mobilidade urbana, Roberto Pinto.

Central de Monitoramento - Por meio da Central de Monitoramento da Semob, também está sendo realizado o acompanhamento da faixa exclusiva. De acordo com uma amostra colhida na última semana, de 30.108 veículos contados, 89,58% respeitaram naturalmente a faixa exclusiva.

A estratégia da Semob desde a sua implantação foi dividir o período adaptativo em etapas, com estratégias diferentes. No primeiro momento, apenas a divulgação na grande mídia e a própria sinalização em cor diferenciada chamaram a atenção dos condutores e resultou de forma mais que satisfatória.

Foi divulgada ainda as rotas alternativas para os veículos particulares por vias paralelas a Epitácio Pessoa, para dividir o fluxo de veículos, como o binário formado pelas Avenidas Rio Grande do Sul e São Paulo; Av. Julia Freire, Juarez Távora e Almirante Barroso.

A equipe da Divisão de Educação da Semob irá atuar nos próximos dias com a distribuição de panfletos e abordagem aos condutores. A expectativa é aumentar ainda mais o índice de respeito natural (sem aplicação de multas) até o mês de janeiro, com ações localizadas.

O pedreiro Fernando da Costa Santos, que mora no bairro São José e todo dia utiliza o ônibus, aprovou a faixa exclusiva. “Eu achei muito bom. A viagem ficou um pouco mais rápida porque os outros carros não podem andar na faixa do ônibus, então a gente demora menos pra ir trabalhar e voltar pra casa”, disse.

Palestras - A Divisão de Educação da Semob realizou uma série de palestras com os motoristas das empresas de transporte coletivo com o objetivo de informar e orientar os operadores quanto ao uso correto da faixa exclusiva. As exposições foram realizadas nas empresas até o dia 12, nos turnos da manhã e tarde.

Sheyla Teotônio, chefe da Seção de Qualificação de Operadores da Semob, disse que as palestras foram nas empresas Santa Maria, São Jorge, Mandacaruense, Marcos da Silva, Transnacional e Reunidas.

“Nos encontros abordarmos o uso correto da faixa exclusiva, quem poderá transitar por ela, como facilitar a entrada e saída dos veículos dos lotes lindeiros e dos logradouros, além do comportamento dos operadores para transitarem de maneira segura, evitando riscos de acidentes,” frisou a educadora.

O motorista da empresa Santa Maria, Ivanildo Costa, de 49 anos, ressaltou a importância da ampliação da faixa de ônibus, que facilitou o serviço e a vida dos passageiros na diminuição do tempo de espera nas paradas.

“Eu avalio como uma iniciativa muito boa da Prefeitura de João Pessoa que vai melhorar significativamente nossas viagens”, afirmou o condutor com 20 anos de profissão.

Informações: Paraíba Online

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960