Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Goiânia deve ter outros 16 corredores de ônibus

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Foi dado o primeiro passo para a criação de 16 novos corredores do transporte coletivo de Goiânia, além dos 6 que já estão em fase de implantação. O Ministério das Cidades publicou no Diário Oficial da União do dia 5 uma portaria que incluiu os novos corredores da capital no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - Pacto da Mobilidade, destinando R$8,7 milhões para o estudo deles.

Essa foi uma reivindicação feita pelo prefeito Paulo Garcia (PT) em julho do ano passado, quando também foram solicitados recursos para a construção dos corredores preferenciais das avenidas T-7, T-9, T-63, 85, 24 de Outubro e Independência. Os recursos destinados às obras desses seis corredores, R$ 145.323 milhões, já estão disponíveis na Caixa Econômica Federal (CEF). A construção do corredor da T-7 está prevista para começar em janeiro do próximo ano, depois que for concluída a licitação para escolha da empresa que vai assumir a obra, e deve ser concluída em um ano.

As propostas destes concorrentes serão abertas dia 28 deste mês e, caso não haja nenhum problema, o contrato deve ser assinado em até 45 dias, afirma o coordenador de Implantação dos Corredores Preferenciais da Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), Sávio Afonso. Até dia 20 de novembro a Prefeitura deve encaminhar à CEF a documentação exigida para liberação do processo licitatório dos outros cinco corredores preferenciais, que não têm previsão para o inicio das obras.

Esses seis corredores devem ter os canteiros centrais fechados e, em alguns pontos, estreitados; as calçadas vão ser reconstruídas e serão criadas ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas ao longo corredor e em vias adjacentes.

Estudo

Já os 16 que foram incluídos no PAC ainda vão passar por um estudo que deve estabelecer como devem ser construídos. A portaria 701 autoriza justamente o estudo executivo dos corredores preferenciais, que vai ser realizado por empresas contratadas via licitação pública.

Fonte: O Popular

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960