Em Jaboatão dos Guararapes, Pesquisa apontará diagnóstico sobre uso do transporte coletivo

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Com o objetivo de conhecer os usuários de transporte coletivo e os problemas relacionados à mobilidade em Jaboatão dos Guararapes, a Prefeitura - por intermédio da Secretaria Executiva de Mobilidade - iniciou na quarta-feira (29/10) um estudo técnico, através da realização de uma pesquisa, sobre o comportamento da demanda de passageiros que utilizam o transporte público no município.

A pesquisa consiste em identificar o número de usuários, bem como os maiores locais de origem e destino. O objetivo é, com o resultado, identificar os pontos críticos (paradas onde o fluxo de usuários é maior), por onde as linhas serão reordenadas e readaptadas. A partir dela, serão tomadas medidas para melhorar a mobilidade e, consequentemente, a satisfação dos usuários, como: aumento da frota, intervalo das viagens e novos itinerários. 

A pesquisa será feita da seguinte forma: dois pesquisadores estarão em cada veículo, ficando um na porta dianteira (por onde geralmente o passageiro realiza o embarque), responsável por entregar um cartão que identificará onde o usuário subirá (local de origem), e o outro portará um envelope em que serão guardados os cartões com o destino escrito (pelo próprio pesquisador) no verso. Além disso, no terminal de cada linha, um terceiro pesquisador anotará todas as viagens feitas durante o dia. Ao todo, 60 profissionais, entre funcionários da Prefeitura e do Grande Recife Consórcio de Transporte, estarão envolvidos na ação, que ocorrerá nos dias úteis (de segunda a sexta) e alguns sábados e domingos.

De acordo com o secretário Executivo de Mobilidade, Werner Brito, os pesquisadores receberam um treinamento e estão totalmente aptos para contribuir com este levantamento. “Eles estão muito bem preparados, o que possibilitará um resultado com segurança para que tenhamos um quadro real da rede de transportes do Jaboatão.  Esta pesquisa nos dará um diagnóstico completo de como o setor funciona no município”, explicou.

“Depois do estudo, faremos um levantamento linha a linha. Esse trabalho nos fornecerá subsídios para que sejam tomadas, onde for o caso, medidas para melhorar a mobilidade dos usuários”, completou Fátima Dantas, Gerente de Transporte do Jaboatão.

Informações: Prefeitura de Jaboatão

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960