Caxias do Sul pretende adotar o Sistema Bus Rapid Transit (BRT)

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Rio de Janeiro pode ser inspiração para cidades que querem ter o sistema Bus Rapid Transit (BRT), mas pretendem diminuir custos ou se adequar a uma demanda menor. A prefeitura adquiriu mais de 100 ônibus articulados K 310, da Scania, com o investimento total de R$ 95 milhões, para operar na rede alimentadora. Caxias do Sul (RS) foi outro município que optou pela versão mais compacta do veículo. 

O modelo possui 15 metros de extensão e é o menor da categoria com, no mínimo, três metros a menos do que as demais estruturas. Com a diminuição no tamanho, o veículo gasta menos combustível e tem menor necessidade de manutenção, o que pode diminuir o custo repassado ao usuário através da tarifa.

"Quando operam um veículo de 15 metros, há um ganho de tempo na viagem, por conta da maior agilidade nas manobras", explicou Eduardo Monteiro, responsável por vendas de ônibus urbanos da Scania no Brasil, durante o 16º Etranspor e 10ª Fetransrio, realizada este mês, no Riocentro, onde a empresa apresentou o chassi do articulado a representantes do setor rodoviário. 

Informações: O Dia


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960