Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

SMTU estuda construir novo terminal de ônibus na avenida Torquato Tapajós

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

As zonas Oeste e Norte de Manaus, que estão em franca expansão populacional nas proximidades da barreira, devem ganhar um terminal de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo em 2015. O diretor-presidente do Superintendência Municipal de Transporte Público (SMTU), Pedro Carvalho, informou que a obra já está em estudo pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e estima que pode representar um investimento de R$ 15 milhões aos cofres públicos.  

O Terminal 6 (T6) deve ser construído a 500 metros do cruzamento entre as avenidas Torquato Tapajós e José Henriques (que passa em frente a área de exames do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), próximo à barreira da Polícia Militar que dá acesso a AM-10 e a BR-174. 

O principal objetivo do T6 será resolver o precário serviço de transporte público oferecido aos condomínios que estão sendo construídos no local e às comunidades que nasceram ao longo daquela área da Torquato Tapajós. No local, os moradores são reféns do transporte irregular por meio de kombis lotações e mototáxis que, quase sempre, expõem os passageiros a riscos levando uma quantidade de pessoas acima do permitido no carro ou negando aos mesmos a falta de equipamentos de segurança.

 “Temos muito problemas naquela área. As comunidades querem ônibus para tudo quanto é ponto. Não posso criar ônibus para cada ramal. E as pessoas querem ônibus de dez em dez minutos. Não temos essa demanda. A única forma de viabilizar isso é criando um terminal de passageiros. Dessa forma, podemos colocar linhas coletoras para esses ramais e a partir dali coloca as linhas troncais para outros locais”, declarou Pedro Carvalho.

Ele afirmou ainda que o terminal não deve causar mais congestionamento na via, que é uma em que os motoristas mais enfrentam o problema diário nos horários de pico. “Só fica engarrafamento quando o terminal é ruim. Esse a gente vai construir ele num local onde tenha área pra trabalhar. Aí vamos abrir as duas pistas”, disse.

Opção

Pedro Carvalho afirmou que o terminal será no meio da Torquato Tapajós entre as pistas de sentido bairro/Centro e Centro/bairro aos moldes do Terminal 3 (T3) na Cidade Nova, zona Norte de Manaus. “O que a gente quer dar é opção para o cidadão vir na linha coletora, descer no terminal e ter opção para o shopping por exemplo, para trabalhar, para ir a Cidade Nova ou para o Centro”, declarou.

O presidente da SMTU afirmou que a única solução para minimizar reclamações em relação ao transporte público em grandes cidade é a construção de terminal. “Ainda mais nessa área. Isso aqui vai explodir (crescer número de moradores). Tudo deságua na Torquato”, disse.

Por Rosiene Carvalho e magem de Euzivaldo Queiroz
Informações: A Critíca

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960