Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Moradores reclamam da falta de coletivos em Aracaju

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Os moradores da zona rural da região da Grande Aracaju estão denunciando a falta de transporte coletivo e solicitam medidas urgentes para por fim à deficiência, que tem causado grandes transtornos à população que reside em pelo menos oito povoados dos municípios de Nossa Senhora do Socorro e São Cristovão.

O conselheiro tutelar Elenildo Figueiredo informou que os moradores já se reuniram realizaram um abaixo assinado e o encaminharam ao Ministério Público Estadual, por meio da Associação Comunitária José Emílio Vieira Figueiredo, solicitando medidas para regularização do transporte coletivo que atende aquelas comunidades. Segundo o conselheiro tutelar, houve audiência pública e ficou estabelecido que a empresa que explora a linha 714 disponibilizaria diariamente pelo menos dois ônibus nos horários de maior demanda, no início da manhã e entre o final da tarde e início da noite, ao encerrar o expediente comercial.

O trabalhador rural Cleones dos Santos informou que no sábado, 18, os moradores foram surpreendidos com a decisão da empresa em excluir o ônibus que faz o horário das 16 horas. “O ônibus só passou às 18 horas e veio como lata de sardinha, superlotado”, conta o rapaz.

Os moradores ouvidos pelo Portal Infonet informaram que já foram buscar explicações na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju, que administra o sistema da região metropolitana, mas não tiveram respostas satisfatórias para o problema. “A SMTT diz que a linha não dá lucro”, revelou Elenildo Figueiredo. “Se vê a conivência da SMTT com as empresas. O que a SMTT faz é ser conivente e não abre espaço para a concorrência, se tivesse um sistema alternativo, a gente não sofria tanto”, conceitua.

SMTT

O coronel Péricles Menezes, diretor de transportes públicos da SMTT de Aracaju, deixou claro que conhece os problemas e sugere que a questão seja discutida com os órgãos de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristovão com participação da comunidade. “Porque o problema não é só do transporte público, há problemas que envolvem toda a infraestrutura”, ressaltou o coronel.

Ele não fala em questão lucrativa, mas observa que há linhas com baixa procura. “Não digo que é o caso desta, mas há linhas que transportam 2 mil e 400 passageiros no mês e para se ter uma linha razoável é necessário que o ônibus transporte pelo menos dez mil passageiros no mês”, observou.

Para o coronel, é necessário discutir medidas que melhorem a infraestrutura do anel viário naquelas comunidades, que é de responsabilidade de cada município em questão. “Nosso transporte é urbano, mas se observa nas comunidades características de zona rural”, observou. “É necessário colocar ônibus mais rústicos para suportar as condições atmosféricas”, observou destacando o lamaçal que se forma no anel viário em período chuvoso.

Procurada pelo Portal Infonet, a assessoria de imprensa informou que a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro tem cuidado do anel viário no âmbito de sua jurisdição. A assessoria reconhece deficiência em alguns trechos no período chuvoso, mas alertou que os problemas são corrigidos, assim que a SMTT de Socorro recebe notificação da SMTT de Aracaju.

O Portal Infonet também tentou ouvir representante da prefeitura de São Cristovão, mas não obteve êxito. A assessoria de imprensa se comprometeu em encaminhar resposta, mas até o momento não se manifestou. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações devem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana
Informações: Infonet

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960