Em SP, Novos ônibus articulados têm wi-fi e câmeras para evitar fraude no bilhete único

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, apresentaram na manhã desta terça-feira (2) 20 novos ônibus equipados com instrumentos modernos, como ar-condicionado, wi-fi livre, novos validadores e câmeras de monitoramento.

Os novos validadores mostram a imagem da fotografia dos bilhetes únicos especiais. Uma câmera fotografa o usuário do bilhete único que garante gratuidade (idoso, obeso, pessoas com deficiência). A comparação entre as duas imagens é feita para evitar fraudes no bilhete único.

Segundo a prefeitura, a fotografia não é tirada quando o bilhete usado é tradicional, o mensal ou semanal, mas a fraude é avaliada através do sistema, que monitora as viagens do passageiro e aponta incoerências e viagens duplas.

Os ônibus são "modelos piloto", segundo o prefeito, e devem virar padrão para os veículos que irão trafegar pelos corredores de ônibus. O modelo conta também com uma câmera em cima do motorista capaz de identificar veículos que invadam o corredor exclusivo.

“Estamos entrando numa fase nova, a dos ônibus superarticulados. São na verdade 200 unidades, 110 com ar-condicionado. O trabalhador viaja com conforto e tem uma viagem útil, já que pode adiantar tarefas pela conexão gratuita", disse o prefeito.

Os ônibus superarticulados têm capacidade para 171 passageiros e piso rebaixado, além das novas tecnologias.

Amanda Previdelli
Do G1 São Paulo

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960