Em Sorocaba, Ônibus elétrico híbrido fará teste a partir de segunda-feira

domingo, 14 de setembro de 2014

Entra em teste no sistema de transporte coletivo de Sorocaba, a partir de segunda-feira (15), um ônibus elétrico híbrido, fabricado pela Volvo Buses. O ônibus híbrido entrará em operação na linha 100 - Expresso, da Consórcio Sorocaba (Consor). O veículo deverá percorrer diversas linhas do sistema e ficará em teste na cidade de Sorocaba por 30 dias.

Trata-se de tecnologia de propulsão híbrida, ou seja, possui motor diesel e motor elétrico. O modelo que entrará em teste consome até 35% menos combustível e emite até 50% menos gases poluentes que os ônibus em operação da Europa.

A energia gerada quando os freios do ônibus são acionados é aproveitada, ajudando a reduzir o consumo de combustível. Nos pontos de ônibus, o motor diesel é desativado e o ônibus é impulsionado eletricamente, de forma silenciosa e sem emissões, até atingir 20 km/h, quando o motor a diesel volta a assumir o deslocamento. A carga da bateria nas estações finais leva apenas 6 minutos.

Experiências similares no Brasil

Recentemente, a Volvo Bus entregou 25 ônibus híbridos para a cidade de Gotemburgo, na Suécia. No Brasil, os primeiros 30 ônibus híbridos são de Curitiba. São Paulo também terá uma frota de 50 veículos híbridos incorporada ao transporte urbano da cidade ainda este ano. Os veículos são os primeiros produzidos pela Volvo no Brasil. A fábrica da empresa, em Curitiba, é a primeira fora da Europa a produzir chassis híbridos da marca.

Informações: Agência Estado

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960