Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em Maceió, Mais de 3 mil carros são multados por invadir faixas de ônibus

domingo, 14 de setembro de 2014

Segundos dados divulgados pela SMTT, desde a implantação da faixa, 3.687 condutores foram autuados por circularem irregularmente sobre a faixa azul. A via que liga as Avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro e parte da Tomás Espíndola é destinada aos ônibus coletivos, transportes complementares regulamentados e táxis com passageiros. 
Foto: Marcio Ãndrei
Além dos condutores, 110 motoristas de ônibus foram notificados por trafegarem fora da faixa. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de natureza leve e multa para o condutor que transitar com o veículo na faixa ou pista da direita, regulamentada como circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros ou conversões à direita.


Já os ônibus e transportes complementares que transitarem fora da faixa azul também recebem multa de natureza média, conforme determina o artigo 185 do CTB. O táxi só poderá circular na faixa azul quando estiver com passageiro e tem livre acesso às demais faixas. O horário para veículos e categorias que usufruem da faixa exclusiva é de 6h até às 20h nos dias úteis, sendo liberado o fluxo após este período, nos finais de semana e feriados.

O principal objetivo da Prefeitura de Maceió era dar mais fluidez e oferecer um sistema de transporte mais rápido aos usuários. Passada a implantação da Faixa Azul, de acordo com o titular da SMTT, Tácio Melo, 40% da frota que atua na cidade de Maceió, fazem uso da faixa azul, como é conhecida popularmente.

“Realizando o trajeto em menor tempo, temos conseguido reestruturar o sistema em vários horários, dando mais conforto aos usuários que aderem ao transporte público coletivo. Após a implantação, as viagens são mais tranquilas e os motoristas saem e voltam dos terminais em seus horários estabelecidos”, explicou Melo.

Para o assistente financeiro, Douglas Silva, a implantação da faixa exclusiva mudou para melhor a rotina. “Como trabalho em uma empresa na Via Expressa, enfrentava trânsito na maioria do trajeto. Com a faixa azul, o meu tempo de deslocamento caiu consideravelmente e hoje consigo chegar com pontualidade ou até com certa antecedência em meus compromissos cotidianos”, disse o assistente financeiro.

Informações: Primeira Edição

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960