Confira teste de Internet 4G nos primeiros ônibus com a tecnologia em São Paulo

domingo, 28 de setembro de 2014

Conexão Wi-Fi a partir de tecnologia 4G em ônibus já é realidade no Brasil. Umas das primeiras cidades a receber a novidade é São Paulo. A companhia de ônibus Sambaíba Transportes lançou o serviço na linha 2104-10 Metrô Santana – Terminal Parque Don Pedro II. O TechTudo, que já conferiu outros ônibus com Internet sem fio 3G, foi testar a nova alternativa de acesso à Internet em transporte coletivo.

Toda a linha 2104-10, composta por oitos veículos novos, conta com a conexão e utiliza um roteador sem fio VRV310-4G, disponibilizado pela VEROnline. A Internet 4G foi implementada nos carros nesse último sábado (20) e é fornecida pela operadora Vivo.

O ponto negativo é que essa frota não apresenta ar-condicionado, ao contrário dos ônibus com tecnologia 3G que já circulavam pela Zona Sul da capital paulista. Por outro lado, o desempenho da navegação pela rede Wi-Fi surpreende por permitir que o usuário assista a vídeos no YouTube ou Netflix enquanto anda de transporte pela cidade.

Antes de acessar a Internet no ônibus, é necessário concordar com um contrato de utilização da rede para que os passageiros façam uso dela com bom senso e consciência. Futuramente, a VEROnline exigirá um cadastro com email, além de estar tomando providências de segurança contra crackers que já conseguiram mudar o nome da rede em alguns ônibus.
Foto: Pedro Zambarda/TechTudo
Atualmente, para se conectar à web, basta ativar o Wi-Fi no smartphone, tablet ou outro dispositivo móvel e procurar a rede “SAMBAIBA_0001″. Em seguida, é só realizar o login no browser, após ler os termos de uso e aceitá-los.

Como é usar a Internet 4G? Comente no Fórum do TechTudo.
Não é preciso ter um celular que suporte a frequência de 4G, na faixa de 2,5 GHz. O roteador do ônibus dispõe de um chip que já recebe esse sinal e apenas transmite a conexão via Wi-Fi aos aparelhos. O desempenho da Internet, em nossos testes, foi exemplar: cerca de cinco segundos para abrir uma página.
Vídeos começaram a rodar em menos de um minuto.

De acordo com a VEROnline, o roteador suporta 400 pessoas com IPs diferentes conectadas e faz a guarda de logs dos usuários, funcionando de acordo com os princípios do Marco Civil da Internet brasileiro, aprovado em 2014. A internet gratuita não vai mexer com o preço das passagens de ônibus na cidade, até o momento.

Informações: TechTudo

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960