Conexão gratuita à internet é sucesso nos terminais de ônibus de Blumenau

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O projeto Blumenau Conecta já pode ser considerado um sucesso. Desde que foi lançado, na quarta-feira, dia 3 de setembro, mais de 3500 acessos foram registrados, demonstrando a importância da iniciativa da Prefeitura de Blumenau, em parceria com o Consórcio Siga. A novidade de disponibilizar acesso gratuito à internet nos terminais urbanos faz parte das comemorações de aniversário da cidade e contempla inicialmente os terminais do Aterro, Fonte e Velha, por onde passam aproximadamente 97 mil passageiros por dia.
Foto: Marcelo Martins
Previsto para entrar em funcionamento em 2015, o Blumenau Conecta foi viabilizado para a semana de aniversário de Blumenau devido ao empenho da equipe técnica da Diretoria de Infraestrutura Tecnológica da Secretaria de Gestão Governamental e agradou pessoas como o André Luiz, morador do bairro Velha Grande, que está diariamente no terminal da Velha. "Acho que é essencial ter acesso à internet nos terminais urbanos. Vai facilitar muito para nós usuários", declara o jovem com o celular na mão e já conectado à rede. 

O secretário interino da pasta, Leandro Silva, explica que não foram investidos recursos do Município para viabilizar o projeto e sim utilizada a rede de fibra óptica que já interliga os terminais e a prefeitura. Com isso, “aproveitamos uma ideia inovadora dos servidores de carreira e com o apoio do Seterb viabilizamos convênio com o consórcio permissionário do transporte público municipal para que eles fornecessem os equipamentos da rede wi-fi", afirma ele ao destacar a importância do trabalho conjunto para oferecer esse benefício à população. 

A Prefeitura de Blumenau já trabalha para expandir o projeto. No mês de novembro, os terminais contemplados com internet gratuita serão o da Fortaleza e do Garcia. Para o primeiro semestre de 2015, o objetivo é atender também o terminal da Proeb, contemplando os 125 mil usuários de transporte coletivo da cidade. Além disso, Leandro adianta que “por determinação do prefeito Napoleão Bernardes, a equipe técnica da Diretoria de Infraestrutura Tecnológica já está iniciando tratativas que permitam a expansão do projeto para o Terminal Rodoviário de Blumenau, também no primeiro semestre de 2015", finaliza Leandro. O projeto Blumenau Conecta prevê a liberação de sinal de internet em terminais urbanos, praças e espaços públicos de grande circulação de pessoas por toda a cidade.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960