Três empresas apresentam propostas em licitação de transporte coletivo de Salvador

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Três empresas interessadas em participar da licitação do sistema de transporte coletivo de Salvador apresentaram suas propostas nesta segunda-feira (14) no auditório da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut). Foram elas o Consórcio Jaguaribe, Consórcio Plataforma e Consórcio Salvador Norte. Agora, as propostas serão analisadas pela comissão de licitação e o resultado será anunciado esta semana.

O edital de licitação ficou disponível desde maio de 2014 na secretaria, disponível para as empresas e população.

A licitação prevê que a média de idade da frota de ônibus, que já chegou há dez anos, caia para 3,5 até 2016. Também foi determinado que os ônibus serão adaptados para utilização de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de um sistema de ventilação forçada.

Também está prevista a adoção do sistema de monitoramento da frota, feito em tempo real pelo GPS. O rastreamento será feito por câmeras e uma moderna tecnologia embarcada, permitindo que haja acompanhamento pelo Centro de Controle de Operações da Prefeitura (CCO) e dos concessionários.

Os novos ônibus devem ter motorização padrão Euro V, que reduz emissão de gases poluentes. As concessionárias também terão que fornecer informações pelos painéis de mensagens, sobre os horários dos ônibus. A consulta sobre linhas e horários poderá ser feita pelo usuário pelo celular por SMS. Um serviço de call center também será instalado para facilitar o acesso a informações e tirar dúvidas.

Concessão
Terá o direito de exploração dos serviços a empresa que apresentar maior valor de outorga. Os recursos do pagamento serão reinvestidos no transporte público e na mobilidade da cidade. A tarifa inicial segue R$ 2,80, com previsão de reajuste a cada quatro anos, seguindo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O primeiro reajuste deve acontecer em janeiro de 2015.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960