SPTrans homologa a recarga do Bilhete Único pelo telefone celular

quinta-feira, 3 de julho de 2014

A São Paulo Transportes (SPTrans) anunciou a homologação do procedimento de recarga do Bilhete Único pelo telefone celular, no dia 2 de julho. Outro benefício que estará disponível é a consulta de créditos do cartão. 

O novo programa foi desenvolvido pela Rede Ponto Certo, que já atua na comercialização de créditos do BU. 

Até então, a recarga era feita em caráter experimental. A medida é mais um passo para a modernização do sistema de transportes de São Paulo e dá aos usuários mais conforto e comodidade ao utilizar o cartão. Outro reflexo previsto será a diminuição de filas nos pontos de recarga, principalmente nos períodos de pico, como o início de cada mês.

Opção

O novo sistema faz com que o celular seja um posto de recarga portátil, que se junta a uma rede de 10 mil postos disponíveis aos usuários, com a vantagem que ele pode ser levado para qualquer lugar. Inicialmente, até 2,5 milhões de pessoas que utilizam o Vale-Transporte na cidade podem se beneficiar com o lançamento do aplicativo.

Os estudantes e usuários de crédito do tipo comum, incluindo aqueles que preferem a política de tempo (Mensal, Semanal e Diário) também poderão utilizar o aplicativo, bastando adquirir seus créditos pela internet, na Loja Virtual da SPTrans ou da rede credenciada, neste caso, a Ponto Certo.

Outras empresas credenciadas também poderão desenvolver aplicativos similares.

Aplicativo

Para utilizar a novidade, os passageiros deverão baixar o aplicativo em seu celular equipado com sistema operacional Android 3.0 ou superior e funcionalidade NFC e preencher um cadastro com o CPF e-mail, número do cartão e senha. O programa está disponível na Google Play, em https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.embryo.rpc.android.

Aparelhos com a tecnologia NFC (Near Field Communication, ou Comunicação por Campo de Proximidade em português) permitem a troca de informações sem fio, apenas com a aproximação entre dois equipamentos.

No caso do Bilhete Único, será necessário colocar o cartão próximo ao celular para que ele o reconheça. O saldo disponível será apresentado na tela, junto com a opção RECARGA/VT, na qual será possível carregar seu bilhete com os créditos disponíveis, já comprados pelo usuário ou pela empresa em que trabalha, no caso do Vale-Transporte.

Compra de crédito

Para fazer a recarga do cartão, é necessário fazer uma compra de créditos na internet. Já o Vale Transporte é comprado pelos empregadores, em benefício de seus funcionários. Os créditos ficam disponíveis para carregar os cartões, o que pode ser feito em qualquer um dos 10 mil pontos de recarga e, a partir de agora, também no celular com o aplicativo instalado.

Atualmente, a recarga é feita após a quitação de um boleto bancário, emitido pelas lojas virtuais. A partir de 4 de agosto, o aplicativo permitirá também, comprar o crédito na hora, por meio de um cartão de débito bancário e já recarregar o cartão com o celular.

Mais conforto e comodidade

Desde junho, o pedido do Bilhete Único Idoso pode ser feito pelos correios e desde o início do ano, os estudantes fazem suas solicitações pela internet.

Novas tecnologias

A SPTrans continua trabalhando na modernização do sistema de transportes. Além do lançamento deste aplicativo, desde o mês passado que os pontos de ônibus da cidade vêm recebendo adesivos com QR Code, que permitem aos usuários o acesso a informações atualizadas sobre a operação no local. O site Olho Vivo também permite verificar onde estão os veículos de cada linha da cidade, em tempo real, por meio de GPS.

Relação de aparelhos compatíveis

Samsung Galaxy S3
Motorola Moto X
Motorola DROID RAZR
Sony Ericsson Xperia L
Sony Ericsson Xperia ZL
Sony Ericsson Xperia SP
Motorola DROID RAZR HD
Motorola RAZR D3
Sony Ericsson Xperia
Sony Ericsson Xperia

Assessoria de Imprensa  SPTrans

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960