Recife: Faixa Azul para os ônibus em Boa Viagem melhorou a vida dos usuários

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Via mangue completa um mês de operação e mesmo sem ter sido pensada para o transporte público, houve benefícios para quem anda de ônibus pela Zona Sul. A Faixa Azul instalada no lado direito da Avenida Domingos Ferreira criou um corredor preferencial para coletivos. Segundo a CTTU, o aumento dq velocidade média dos ônibus chega a 50%: de 11 quilômetros por hora para 16,5. Ao todo, são 24 linhas beneficiadas, que transportam até 17 mil passageiros por hora no horário de pico.
Foto: Vitor Tavares G1 PE
A dona de casa Maria do Carmo Lopes, moradora de Brasília Teimosa, disse que a mudança já é sentida na Avenida Herculano Bandeira, que dá acesso à Zona Sul. “Por aqui, melhorou o fluxo de ônibus com todo esse movimento que foi criado. Agora também a gente consegue chegar mais rápido a Boa Viagem”, disse. A Faixa Azul vai da Herculano Bandeira até a Barão de Souza Leão, em um percurso de 8 quilômetros de prioridade para o transporte público.

Por sua vez, o padeiro Luís Eduardo Lima diz que não sentiu tanta diferença assim no caminho para casa, no Jordão. “A cidade não se resume a Boa Viagem, né? E ainda tem engarrafamento no horário de pico. Para mim que ainda tenho que usar o Terminal Integrado Aeroporto, infelizmente, gasto mais de uma hora para chegar em casa”, contou. Luís Eduardo contou ainda que alguns carros seguem usando a faixa exclusiva, atrapalhando o trânsito. A CTTU ainda não possui dados a respeito da quantidade de multas registradas na Faixa Azul.

Os dados gerais do projeto, que incluem as faixas da Rua Cosme Viana e Avenida Mascarenhas de Moraes, de janeiro a julho de 2014, mostram que cerca de 1.700 notificações foram registradas. Os veículos flagrados trafegando pela faixa foram autuados em R$ 53,20, com a anotação de 3 pontos na carteira de habilitação de cada motorista. Há a previsão de que, até o fim de agosto, as primeiras das 200 câmeras de fiscalização eletrônica comecem a ser instaladas nas faixas exclusivas da cidade.

Por Vitor Tavares

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960