Prefeitura de Canoas lança aplicativo com informações sobre transporte coletivo e seletivo

terça-feira, 22 de julho de 2014

Uma nova ferramenta digital com informações sobre linhas de ônibus, itinerários e paradas será lançada nesta terça-feira, às 14h, pela Prefeitura de Canoas.  Os moradores da cidade terão à disposição o aplicativo Canoas Mobi, que pode ser consultado por celular ou computador que tenha acesso à internet e disponibilizará informações sobre transporte coletivo convencional e seletivos, além da localização de todos os pontos de táxi no Município.

O lançamento do Canoas Mobi será feito pelo prefeito Jairo Jorge, no auditório Sady Shiwitz, no Paço Municipal (Rua 15 de Janeiro, 11, Centro de Canoas). O ato contará com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), responsável pela iniciativa, do CanoasTec e da empresa de ônibus Sogal.

Pelo Canoas Mobi, desenvolvido pelo CanoasTec, o usuário do transporte coletivo pode verificar, se estiver com o GPS acionado no celular, qual a parada mais próxima, a quantos metros ela está, quais as linhas que passam por aquele local, o itinerário das linhas e até mesmo em quanto tempo aproximadamente o coletivo vai passar.

Se o GPS do celular estiver ligado, o mapa irá buscar a posição do usuário e centralizar o mapa de Canoas na posição em que ele está, mostrando as paradas de ônibus mais próximas. Caso o usuário esteja posicionado a mais de 10 km do Município, o mapa será centralizado no Centro de Canoas, junto à Prefeitura.

Para obter informações das linhas que utilizam a parada de ônibus em que o usuário se encontra, basta clicar na parada (simbolizada por um ícone laranja, com a figura de um ônibus). O usuário ainda pode clicar em “Parada, Linhas e Horários”, onde haverá uma tela que mostrará todas as linhas que utilizam aquela parada. As informações grifadas em vermelho indicam que a linha de ônibus encontra-se a menos de 20 minutos para chegar à parada.

Outra opção do usuário do transporte coletivo é saber a respeito de todas as linhas de ônibus do Município. Nessa tela, sob o mapa, o interessado pode visualizar uma lista com todas elas. Ao escolher uma linha, o usuário pode ver todos os horários de saída do terminal e ainda visualizar no mapa o itinerário dela.

O aplicativo também permite indicar ao usuário o caminho a pé para chegar até a parada desejada e mostrar uma visão da rua do local em que ela se encontra, através do Google Street View.

População pode fiscalizar
A população pode fiscalizar o correto funcionamento do serviço de transporte público em Canoas. Quando há o descumprimento em algum horário, o usuário pode ligar gratuitamente para o atendimento ao cidadão da Prefeitura, pelo número 0800 51 1234, para fazer a reclamação, o que poderá acarretar em multa para a empresa concessionária do serviço.

Como acessar o aplicativo
Para acessar o Canoas Mobi, o usuário pode escolher uma das seguintes opções:
- Pelo site www.canoastec.com/canoasmobile.
- Pelo Facebook: apps.facebook.com/canoasmobi/
- Pelo Google Play (aplicativo para celulares com sistema Android)

Em breve, o aplicativo também estará disponível na App Store, para celulares com sistema Ios.

Informações do Portal da Prefeitura de Canoas


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960