Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Prefeitura de Canoas aprova corredor de ônibus

domingo, 20 de julho de 2014

Quase três meses depois da implantação do corredor de ônibus da Victor Barreto, motoristas ganharam mais fluidez no trânsito e usuários do transporte público aproveitam um cenário com mais organização e orientação nas paradas, além da diminuição no tempo de espera pelos coletivos.   É a avaliação que a Prefeitura tem do corredor de ônibus implantado na área central no dia 22 de abril. “Podemos observar que o trânsito está fluindo melhor na Victor Barreto e que a nova organização do Paradão do Golden trouxe mais conforto aos passageiros, que também receberam mais orientações”, comenta o secretário adjunto de Transportes e Mobilidade, Euclides Coimbra.

Dados do Sistema de Monitoramento de Ônibus CITGIS, que acompanha todos os coletivos de Canoas por GPS, apontam que o tempo médio que um veículo demora para percorrer a Victor Barreto, entre a Rua Gonçalves Dias e a parada da antiga Estação (Fundação), caiu de 15 minutos, antes da implantação do corredor, para três minutos, após a criação da faixa exclusiva.

As medições por GPS indicam ainda que o ganho de tempo nas viagens de ônibus, desde que eles saem dos terminais nos bairros, até chegar ao Centro, pode chegar a 10 minutos em algumas linhas, por causa do corredor.

Desde o inicio do corredor, são 590 embarques e desembarques diários a menos no Golden Center, dos ônibus das linhas 1, 2, 3 e Nazário/São João. O corredor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h e das 16h às 20h.

Com o corredor de ônibus, os "estrangulamentos" também diminuíram na Victor Barreto. Agora, pelo fato de os ônibus terem uma faixa exclusiva para trafegar nos horários de pico, sobraram duas pistas para o uso dos demais veículos.

A fiscalização de trânsito também observou que os motoristas em geral estão respeitando as regras durante o funcionamento do corredor, até mesmo nos horários em que ele não está ativo. “Como em toda mudança, houve um período natural de adaptação. Antes das mudanças, ouvimos os usuários para colher opiniões e sugestões, e nós seguimos com esse diálogo para melhorar cada vez mais.”, destaca o secretário.

Paradão

Desde o dia 23 de junho, os usuários do paradão do Golden Center ganharam mais conforto com a criação de três boxes fixos que organizaram melhor a distribuição das linhas no ponto e possibilitaram mais informações aos passageiros. Agora, os usuários podem saber exatamente onde embarcar e desembarcar com a criação de três boxes fixos que organizaram melhor a distribuição das linhas no ponto.

Há três boxes delimitados: um para as linhas do Grupo A (de cor vermelha), outros para linhas do Grupo B (de cor azul), e um terceiro espaço para o desembarque. Para orientar melhor os usuários, servidores da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) pintaram o chão sob os abrigos, de acordo com a cor de cada grupo de linhas, e instalaram placas de orientação.

Outra mudança que pôde ser notada pelos usuários é a ampliação do Paradão em mais 12 metros, em direção à Calçadão, com a instalação de mais três abrigos.

As mudanças no Paradão resultaram, conforme avaliação da SMTM, em mais conforto e organização para os usuários.

Mais elogios que reclamações

O corredor de ônibus ainda divide algumas opiniões. Mas no geral população já se acostumou e elogia a faixa exclusiva. "Acho muito importante, na verdade facilita bastante para nós trabalhadores que acordamos cedo, não corre risco de chegar atrasada, então facilita muito”, fala a operadora de telemarketing, Salete Bérgamo.

A estudante, Camila Moreira comenta que as paradas ficaram mais organizadas. "Os pontos foram distribuídos e separou melhor. Parada não fica superlotada", comenta.

Já o vendedor, Afonso Nunes afirma que algumas linhas de ônibus ficam lotados em horários de maior movimento. “O ônibus está andando mais rápido, mas continua superlotado de passageiros nos horários de pico”, disse.

A aposentada, Heloísa Corrêa, conta a dificuldade de encontrar a parada onde estaciona ônibus. "Um pouco confuso, para quem não está muito acostumada a pegar ônibus", diz.

Na opinião do Representante Comercial, Andrei Carbonato, aperfeiçoar o transporte público é sempre benéfico e bem vindo. "Quem anda de carro reclama do privilégio dado aos ônibus. E essa é a ideia: quanto melhor o transporte público, menos carros nas ruas", conclui.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960