Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

EPTC muda o trânsito para qualificar a entrada da Capital

domingo, 13 de julho de 2014

A partir de segunda-feira, 14, às 12h, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai retirar os semáforos do cruzamento da av. Mauá com a rua da Conceição, embaixo do novo viaduto da Júlio de Castilhos. Essa primeira medida faz parte de um projeto de qualificação da circulação da entrada da Capital, visando maior segurança e fluidez nas avenidas Castelo Branco, Mauá e imediações da Rodoviária. 

Além da retirada dos semáforos, outra importante novidade é que a av. Castelo Branco ficará com duas faixas livres para a Mauá, indicadas com sinalização de Siga Livre. Essa iniciativa, segundo estimativa do setor de planejamento da EPTC, dará um ganho de 50% na fluidez da entrada da Capital. A EPTC também revisou os planos semafóricos da av. Mauá e implantou faixas informativas para alertar os condutores, na descida da av.Castelo Branco e na rua da Conceição, junto à passarela. 

“O projeto que estamos implantando é um complemento após a conclusão do viaduto da av. Júlio de Castilhos. Nosso objetivo é facilitar o acesso à Capital. Os primeiros dias, após a mudança, poderão ter algum impacto, por ser uma novidade. Por isso, intensificaremos muito o monitoramento na região e promoveremos ajustes, se for necessário”, afirma a arquiteta Carla Meinecke, gerente de planejamento de trânsito da EPTC.  

As mudanças na entrada da Capital não param por aí. A EPTC implantará mais alterações no tráfego da região. Segundo Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC, esse conjunto de medidas qualificará não só a entrada da Capital, mas o acesso à área central. “Quem vem do Túnel da Conceição, Farrapos e Mauá vai perceber o ganho de qualidade. Mas não são só os condutores que ganharam uma nova alternativa, os pedestres também serão contemplados. Estamos reavaliando o posicionamento das paradas de ônibus nas imediações da Rodoviária. Nossa ideia é qualificar o acesso aos diversos ônibus que circulam pela região”, declarou Cappellari. 

Outras mudanças previstas

•    Relocação do semáforo da Av. Júlio de Castilhos, no cruzamento com a Cel. Vicente, trazendo mais segurança aos pedestres, principalmente quem utiliza os ônibus da via, organizando melhor o tráfego. Intervenção estimada para setembro. 
•    Avaliação da circulação, sinalização e definição de ajustes necessários para a segurança dos deslocamentos de pedestres, buscando organizar, racionalizar e melhorar a circulação geral na área, principalmente em relação ao transporte coletivo.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960