Em Salvador, Onze linhas de ônibus da Capital e Tropical serão remanejadas

quinta-feira, 10 de julho de 2014

A partir do dia 20, onze linhas de ônibus sob concessão das empresas Capital e Ilha Tropical Transportes serão operadas por outras empresas. Segundo o secretário municipal de Urbanismo e Transportes, Fábio Motta, as empresas alegam que estão com dificuldades para manter o funcionamento das linhas.

As linhas que serão transferidas saem da Estação Pirajá e têm aproximadamente 15 veículos. No mês passado, 55 linhas operadas pela empresa Barramar foram distribuídas para outras 15 concorrentes, depois que a empresa fechou as portas.

Problemas financeiros
As empresas de ônibus Capital e Tropical tinha se comprometido a resolver os problemas financeiros até esta sexta-feira (11). O prazo foi sugerido por Fábio Mota, secretário municipal de Urbanismo e Transporte, em reunião com os diretores das duas empresas e que contou com a presença de membros do Sindicato dos Rodoviários e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Steps). 

Segundo o Sindicato dos Rodoviários, cerca de 1 mil funcionários da Capital e Tropical não estão recebendo diversos direitos trabalhistas, incluindo itens acordados no acordo coletivo feito na última greve da categoria. No início do mês, os rodoviários das duas empresas se recusaram a deixar as garagens, tirando de circulação 46 linhas que operam em diversos bairros de Salvador. A paralisação começou às 4h30 e foi encerrada por volta de 9h. 

Os rodoviários afirmam que as empresas não estão depositando o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) há sete meses, nem pagando as horas extras. Segundo Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte de Salvador (Semut), por enquanto, a possibilidade de encerramento das atividades das empresas está descartada. 

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960