Totalmente incompleto, BRT Recife inicia operação amanhã

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Após vários adiamentos, entrará em operação amanhã o sistema de BRT (Bus Rapid Transit) pernambucano, seis dias antes do primeiro jogo da Copa do Mundo. Contudo, os usuários da Via Livre, como foi denominado o novo sistema de transporte público, inicialmente vão contar com um serviço incompleto e funcionando de forma improvisada.

Isto porque apenas o Corredor Leste-Oeste, que liga o centro do Recife a Camaragibe, começa a funcionar. Diferente do previsto, a via segregada para os BRTs vai contar apenas com duas das 16 estações projetadas.

Além disso, das sete linhas do BRT previstas para operar no trecho do corredor Leste/Oeste neste mês apenas uma vai entrar em atividade amanhã (a Camaragibe-Derby). Até 14 BRTs farão o percurso entre o Terminal Integrado de Camaragibe e a Estação Derby, área central da capital.

Segundo o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Nelson Menezes, responsável pela operação do sistema, de amanhã até a próxima segunda-feira (9), a operação da Via Livre será das 9h às 16h e os ônibus circularão em intervalos de 20 minutos.
"No entanto, se tudo ocorrer dentro do planejado, na terça-feira os BRTs circularão no horário dos demais ônibus, das 5h às 23h", disse Nelson Menezes. Ele informou que quem quiser ir à Boa Vista contará com a já existente linha de ônibus convencional Camaragibe-Boa Vista.

Já o Corredor Norte-Sul, que liga o centro do Recife à Igarassu, só deve entrar em operação no dia 15 de junho, contando com duas das 30 estações do seu percurso.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960