No Recife, Faixa Azul da Domingos Ferreira começa nesta segunda

domingo, 15 de junho de 2014

A partir desta segunda-feira, a cidade do Recife ganha mais uma Faixa Azul, dessa vez na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, na Zona Sul. A faixa exclusiva para ônibus começa a funcionar após a abertura da pista oeste da Via Mangue, que aconteceu na última sexta-feira (13) com a promessa de desafogar o trânsito pela Domingos Ferreira. O corredor terá início na Avenida Herculano Bandeira, logo após o acesso ao shopping RioMar, e vai até o cruzamento da Avenida Domingos Ferreira com a Rua Barão de Souza Leão, somando mais 5,8 quilômetros de prioridade para o transporte público.
Foto: Jo Calazans/Esp.DP/D.A Pres
No trecho que vai receber a Faixa Azul circulam 24 linhas de ônibus, que realizam até 160 viagens por hora e transportam até 17 mil passageiros no mesmo período. O corredor vai funcionar de segunda a sexta-feira, entre 6h e 22h, e vai permitir a ultrapassagem para o ônibus quando o outro estiver parado para embarque e desembarque de passageiros.

Este é o terceiro corredor que receberá a Faixa Azul. Até o fim de 2014, mais 10 vias serão beneficiadas, chegando a um total de 60 quilômetros de faixas exclusivas. A fiscalização será realizada, a princípio, através dos agentes de trânsito da Companhia. Posteriormente, serão instalados equipamentos de fiscalização eletrônica para coibir a invasão de automóveis. De acordo com o artigo 184 (inciso I) do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o veículo flagrado trafegando pela faixa será autuado em R$ 53,20 (infração leve - 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação). A licitação de contratação destes equipamentos está em andamento e prevê a instalação de cerca de 200 câmeras de fiscalização em todas as Faixas Azuis que já funcionam e que serão implantadas na cidade.

Além dos ônibus, também vão ter acesso às Faixas Azuis os táxis que estiverem transportando passageiros durante o trajeto. Os demais veículos só poderão entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal vai mostrar aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa.

Vias que receberão a Faixa Azul, além da Rua Cosme Viana, Avenida Marechal Mascarenhas de Morais e Avenida Engenheiro Domingos Ferreira:

Avenida Recife
Avenida Beberibe
Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho
Avenida Herculano Bandeira
Avenida Conselheiro Aguiar
Avenida Antônio de Góis
Rua Cônego Barata
Estrada dos Remédios
Avenida Visconde de Albuquerque
Estrada Velha de Água Fria

Informações: Diário de Pernambuco

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960