Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Porto Alegre: Lei que estabelece tempo mínimo de 30 segundos para a travessia nas faixas de pedestres gerou engarrafamentos

quinta-feira, 1 de maio de 2014

A manhã desta terça-feira na Capital foi marcada por enormes congestionamentos nas principais vias da cidade. O motivo foi o teste para a aplicação de uma emenda do Estatuto do Pedestre, que estabelece o tempo mínimo de 30 segundos para a travessia nas faixas de segurança. Ao observar o caos em que se transformou o trânsito, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) suspendeu a avaliação por temor de que a situação se agravasse ainda mais no final da tarde. O teste deveria se estender pelo menos até quarta-feira. 

O prefeito José Fortunati, após constatar as consequências da mudança, garantiu que a emenda será vetada. “Ficou claro que o tempo mínimo de 30 segundos bloqueia a cidade. Se o teste não tivesse sido feito, e a emenda tivesse sido apenas vetada, a metade do mundo cairia sobre a minha cabeça dizendo que não me preocupo com os interesses do pedestre”, explica. 
De acordo com ele, existe a necessidade de revisão dos tempos de algumas sinaleiras, o que começará a ser estudado a partir de amanhã (quarta-feira), com a formação de um grupo de trabalho específico sobre o tema, o qual avaliará o tempo de todos os semáforos da Capital. Entretanto, segundo Fortunati, a emenda da forma como foi escrita não apresenta opções ao gestor de observar as características de cada via. “Nós chamaremos as entidades envolvidas com a causa e os vereadores para apresentar os dados colhidos nesta experiência. É dever do gestor público priorizar a parte mais frágil, que é o pedestre”, ressaltou.

O prefeito admitiu que os técnicos da EPTC estavam certos ao alertar sobre os problemas que a medida traria. As principais vias incluídas no teste, que alterou 238 semáforos, foram as avenidas Ipiranga, Osvaldo Aranha, João Pessoa, Mauá, Salgado Filho, Borges de Medeiros, Independência, Azenha e Loureiro da Silva. Conforme o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, a empresa trabalhou durante a madrugada para aumentar o tempo da travessia. Após a avaliação do impacto no tráfego pela manhã, a contagem antiga foi retomada à tarde para evitar congestionamentos no final do dia. “Essa parte da lei é inviável, pois já existe uma lógica no planejamento do trânsito. Quando se modifica uma sinaleira, é preciso alterar todas, para sincronizar o tempo do fluxo. Nós já estamos reavaliando esses intervalos nos locais com maior volume de pedestres”, explica. 

A emenda, de autoria do vereador Marcelo Sgarbossa (PT), tem como objetivo dar mais segurança ao pedestre durante a travessia e também atender às necessidades de idosos e deficientes, que precisam de um período maior para atravessar as ruas. Na Capital, o tempo mínimo de travessia é de cerca de dez segundos. 

Para Sgarbossa, o teste não foi aplicado da maneira correta. “Ele foi direcionado para não dar certo, pois foi implantado em sinaleiras normais e não apenas nas de pedestre, como define o texto. Além disso, uma sinaleira na Borges de Medeiros com a Demétrio Ribeiro teve o tempo de sinal verde para os carros reduzido de cerca de quatro minutos para 22 segundos. Não se entende o motivo disso. Eu prefiro acreditar que faltou competência do gestor”, critica o vereador. Segundo ele, a emenda retornará para a Câmara de Vereadores e será discutida novamente. 

Pedestres criticam pouco tempo para travessia em alguns semáforos

A improdutiva quebra de braço entre carros e pedestres muitas vezes acaba estourando do lado mais fraco. O aposentado Ênio Miguel da Silva Lopez, de 76 anos, que atravessa diariamente a avenida João Pessoa em uma sinaleira com tempo de 11 segundos, relata que acha a travessia perigosa para o pedestre. “É preciso aumentar o tempo. Já fui atropelado em cima da faixa de segurança. Os carros não respeitam”, conta. Segundo ele, é frequente o sinal abrir enquanto ele está atravessando e os motoristas pressionarem para que ande mais rápido. 

A estudante Mariana Areva, de 16 anos, também concorda que o mesmo local precisa ter o tempo para pedestres ampliado. Entretanto, considera que 30 segundos seria demais para a via. “Acho que uns 15 segundos seria o ideal neste ponto. Os 11 segundos são um período muito curto para as pessoas atravessarem”, considera. 

Sindicato dos Rodoviários afirma que medida aumenta estresse dos motoristas

Imersos diariamente em um trabalho estressante, os motoristas de ônibus da cidade enfrentaram uma manhã atípica e ainda mais tensa. O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Julio Gamaliel, relata que muitos trabalhadores ficaram sem intervalo devido aos atrasos na tabela de horários. “A cidade já está um caos, com obras e buracos e ainda tomam essa medida. Não se pensa nem no usuário, que teve que descer do ônibus e ir ao trabalho a pé, e nem no motorista, que fica mais estressado. Atualmente, temos dois mil funcionários afastados por estresse”, critica. 

O sindicalista relata que, em alguns pontos da cidade, o trajeto demorou quatro vezes mais do que o normal. Assim, a maioria das tabelas de horário foi descumprida. Gamaliel relata que 100 multas foram recebidas por trabalhadores neste mês por esse motivo. “Isso é um desrespeito da prefeitura e do legislador. Se essas questões não melhorarem, nós vamos parar a cidade. Já estamos conversando sobre a realização de operação-padrão dentro dos corredores”, afirma. 

Por Jessica Gustafson

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960