Ônibus elétrico é testado no Rio de Janeiro

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Começou a ser testado nesta quarta-feira (2), no Rio de Janeiro, um ônibus elétrico. Ele é silencioso e não polui o meio ambiente. O veículo vai fazer cinco viagens por dia, durante um mês. Depois as empresas vão decidir se vão usar a tecnologia.

Antes de sair da garagem, nem precisa encher o tanque. Em vez do diesel, são baterias de fosfato de ferro, recicláveis, que movimentam o veículo. Com carga máxima, o ônibus elétrico roda mais de 250 quilômetros e não polui.

A equipe do Jornal Hoje participou da primeira viagem teste com passageiros. Em relação aos ônibus convencionais, uma das maiores reclamações dos usuários é justamente o barulho do motor, que fica bem ao lado do motorista.

Mas quem participou da viagem teste estranha até o silêncio. “É uma sensação muito boa. É como se nós tivéssemos andando num elevador na horizontal. Porque não tem ruído e tudo muito bom. Muito bom mesmo”, diz o motorista Cláudio Queiroz.

O ônibus elétrico ainda está em teste. Uma das razões é o custo - de três a quatro vezes mais caro que o convencional, mas os benefícios não têm preço.

“Com os avanços tecnológicos e com a sociedade dando cada vez mais valor a menos poluição, menos aquecimento no planeta e menos barulho, o ônibus elétrico tem vantagens competitivas enormes”, diz o ambientalista Sérgio Besserman.

Por Renata Capucci

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960